…por causa do uso de aparelhos eletrônicos e equipamentos que emitem muita luz, as pessoas estão indo dormir mais tarde? Estima-se que, na segunda metade do século 20, a quantidade de horas de sono tenha diminuído cerca de 90 minutos nos Estados Unidos.

…a falta de sono faz com que o organismo produza menos leptina, o hormônio que regula a sensação de saciedade? Com isso, comemos mais.

…dormir é importante para a memória? Durante o sono, o cérebro reorganiza os registros do que aconteceu durante o dia de acordo com a utilidade dessas informações, facilitando o uso que faremos delas no futuro.

…durante o sono o organismo produz o hormônio GH, conhecido como hormônio do crescimento? Mas apenas dormir não basta para crescer de forma saudável. Outros fatores, como alimentação equilibrada e exercícios físicos, também são importantes.

…muitos sonhos acontecem durante a fase do sono chamada REM? Essa sigla significa Rapid Eye Movement — ou Movimento Ocular Rápido (MOR), em português. Nessa fase, o cérebro está bastante ativo.

Ilustração de menino dormindo
#pracegover: ilustração de garoto loiro dormindo em cima de um tipo de armário. Crédito: Getty Images.

Fontes: BBC, Harvard Med, G1, Medical News Today, Medscape, National Center for Biotechnology Information, National Sleep Foundation, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Superinteressante.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 137 do jornal Joca.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido