você sabia sapos 185
#pracegover: foto de sapo com o corpo dentro d’água e a cabeça para fora. Crédito de imagem: GETTY IMAGES/500PX

…não bebem água? Mas isso não significa que não sintam sede. Quando precisam se hidratar, eles se sentam em uma poça de água e a pele absorve o líquido.

…estão por toda a parte? É possível encontrar sapos em quase todos os continentes. A única exceção é a Antártida, pois lá faz muito frio e não há condições adequadas para o animal viver.

…são bem antigos? Existem evidências de que os sapos estão por aqui há pelo menos 200 milhões de anos, ou seja, conviveram com os dinossauros. Existia até um sapo gigante, da espécie Beelzebufo ampinga, que comia dinossauros menores.

…algumas espécies brilham no escuro? Uma delas é a Brachycephalus rotenbergae, encontrada na mata atlântica em maio de 2021.

…a maioria das espécies dorme durante o dia e fica acordada à noite? Porém existem algumas que permanecem despertas de dia. É possível identificar as espécies diurnas porque elas têm uma coloração especial para se camuflar entre folhas secas.

Fontes: American Museum of Natural History, BBC, Brasil Escola, Guia dos Curiosos, National Geographic e Veja.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 185 do jornal Joca.

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2022?

Comentários (1)

  • AliciaYoshihisa

    1 mês atrás

    NOSSA NÃO SABIA QUE EXISTIA UM SAPO GIGANTE QUE COMIA PEQUENOS DINOSSAUROS ACHEI LEGAL QUE SAPOS SÃO ANTIGOS MAIS LEGAL AINDA!!!!

Compartilhar por email