…segundo uma lenda, Roma foi fundada no ano de 753 a.C. (antes de Cristo), pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo? Isso teria acontecido depois de eles terem sido abandonados na floresta e criados por uma loba.

…os romanos eram politeístas, ou seja, acreditavam em mais de uma divindade (ou Deus)? Boa parte da mitologia romana veio da mitologia grega. Assim, um mesmo deus tem nomes diferentes em cada cultura. Por exemplo, Netuno, deus romano dos mares, chama- se Poseidon para os gregos.

…o português é um dos idiomas que nasceu do latim, principal língua dos romanos? Espanhol, italiano e francês são outros idiomas que também se derivaram do latim.

…no ano de 395, o Império Romano foi dividido em duas partes, ocidental e oriental? A ocidental durou até 476. Já a oriental, conhecida como Império Bizantino, deixou de existir em 1453.

…na mitologia romana, os deuses desciam à terra e tinham filhos com humanos, que se tornavam heróis? Um dos heróis mais conhecidos é Héracles (Hércules, na mitologia grega).

roma antiga 190
#pracegover: foto da estátua de Hércules, feita em material branco. Ao fundo, céu azul. Crédito de imagem: GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO

Fontes: Guia dos Curiosos, Quero Educação, Toda Matéria e UOL Educação.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido