…na natureza, as plantas carnívoras costumam viver em locais de solo com poucos nutrientes? Por isso, capturam animais para se alimentar. Existem cerca de 600 espécies conhecidas desse vegetal.

…algumas se alimentam de pequenos animais, como moscas, aranhas e besouros? Mas há as que também comem aves e ratos. Todas são inofensivas para humanos, pois não possuem armadilhas capazes de nos fazer mal.

…as diversas cores e o brilho das folhas dessas plantas atraem as presas? Algumas têm tons vermelhos e roxos.

…elas têm estratégias para se alimentar? Algumas “se fecham” para aprisionar um animal pequeno. Em outras, as folhas têm formato de jarro, o que leva a presa a escorregar. Mais um exemplo são as que possuem folhas grudentas que dificultam a fuga de um possível “almoço”.

…para digerir os alimentos, as plantas carnívoras têm enzimas digestivas? Depois de entrar em contato com o animal, dissolvendo-o, essas substâncias geram um líquido que é absorvido pela planta.

#pracegover: ilustração da Villose Pitcher-Plant (Nepenthes villosa), uma planta carnívora em preto e branco. Ela possui uma folha e um tipo de vaso. Imagem: Getty Images.

Fontes: Encyclopedia Britannica, Fiocruz, Recreio e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 159 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • JOAQUIM

    2 anos atrás

    NOSSA!!!!!!!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido