Foto: Simon Davis/DFID, via Wikimedia Commons.

Por Maria Luisa P. A., 8 anos

A paquistanesa Malala Yousafzai.Foto: Simon Davis/DFID, via Wikimedia Commons

…a adolescente paquistanesa Malala Yousafzai luta para que todas as mulheres possam estudar? Na saída da escola onde estudava, em outubro de 2012, quando tinha 15 anos, ela foi atacada dentro de um ônibus pelo Talibã – grupo que faz uso da violência sem pensar nos direitos humanos em países como Paquistão. Ela sobreviveu e não desistiu de estudar e ajudar as mulheres do mundo. Em outubro de 2014, recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua defesa ao direito de todas as crianças poderem estudar.

Capa do livro escrito por Myriam Rawick. Crédito: divulgação

…Myriam Rawick é uma menina síria que, aos 6 anos, começou a escrever um diário durante a guerra em Alepo, na Síria? Mesmo sofrendo com o conflito e vivendo momentos difíceis, ela hoje é uma adolescente forte e inteligente. Muitos jovens aqui no Brasil leem seu diário e se emocionam com sua história.

Pintura de Beethoven. Crédito: Joseph Karl Stieler/Domínio público/via Wikipedia

…Ludwig van Beethoven, compositor alemão de música erudita, nascido no século 18, mesmo sendo surdo, compunha músicas incríveis? Ele se escondia das pessoas, pois, naquela época, ninguém sabia o que era surdez – quem tinha essa deficiência era mandado para o hospício (lugar onde ficam pessoas com doenças mentais). Por isso, ele procurava não ser visto em público, afastando-se da vida social.

Pintura de Mozart. Crédito: Barbara Krafft/Domínio público/Via Wikipedia

…o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, mais conhecido como Mozart, começou a compor suas músicas com apenas 5 anos? Ele tocava muitos instrumentos, como piano, cravo, órgão e violino. Com 13 anos, apresentou sua primeira ópera, em Salzburgo, na Áustria.

A brasileira Marta no prêmio The Best 2018. Imagem: Dan Istitene/Getty Images

…Marta Silva, 33 anos, jogadora de futebol da seleção brasileira, ganhou seis vezes como melhor jogadora do mundo? A infância dela na cidade de Dois Riachos, em Alagoas, foi muito pobre. Em vez de campo de futebol, ela jogava no leito de um rio seco e, como não tinha bola, usava sacolas amarradas para jogar.

Fontes: El País, Estação Nerd, Fifa, G1, Lance, livros Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes 1 e 2 e Mulheres Incríveis, Guia do Estudante, O Globo e UOL.

Texto produzido durante oficina de férias do jornal Joca, em julho de 2019.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido