…a altura oficial do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, agora é de 8.848,86 metros? A nova medida foi anunciada em 8 de dezembro de 2020, depois de China e Nepal corrigirem informações anteriores — o governo chinês dizia que o monte media 8.844,43 metros, enquanto o do Nepal afirmava que eram 8.848 metros.

…existe uma região do Everest conhecida como “zona da morte”? Trata-se de um caminho estreito rumo ao topo, 8 mil metros acima do nível do mar. Nessa altitude, o corpo humano sofre com a baixa temperatura, que pode chegar a 37oC negativos. Além disso, o ar rarefeito (baixa quantidade de oxigênio na atmosfera) dificulta a respiração.

…mais de 5 mil pessoas já chegaram ao topo da montanha? Os primeiros foram o neozelandês Edmund Hillary e o tibetano Tenzing Norgay, em 1953.

…pessoas que trabalharam na expedição para recalcular a altura da montanha estavam preocupadas com uma possível diminuição de tamanho? O receio vinha de um terremoto ocorrido em 2015 que danificou estruturas do Everest.

#pracegover: vista do Monte Everest, coberto por gelo. Abaixo, diversas árvores. Ao fundo, céu azul com algumas nuvens. Foto: Getty Images

Fontes: Encyclopedia Britannica, G1, National Geographic e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 163 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido