…O ESTRESSE INFLUENCIA DIRETAMENTE NA NOSSA CAPACIDADE DE LEMBRAR DAS COISAS? Quando estamos estressados, como durante uma prova, nosso corpo libera um hormônio chamado cortisol, que, em excesso, tende a dificultar a memória.

…TER UMA BOA NOITE DE SONO AJUDA A MEMORIZAR NOVAS INFORMAÇÕES? Ou seja, virar a noite estudando para uma prova, por exemplo, não é uma boa ideia. O melhor é estudar regularmente e dormir bem antes dos exames.

…O PROCESSO DE MEMORIZAR UMA NOVA INFORMAÇÃO PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS FASES? A codificação (aprendizagem) de uma informação; o armazenamento dela ou sua consolidação (a garantia de que se torne uma memória de longo prazo — o que nem sempre acontece); e a evocação (recuperação) dessa lembrança futuramente.

#pracegover: Ilustração mostra mulher de pele negra, cabelos pretos compridos, camiseta rosa. Parte da cabeça dela está aberta e ela está puxando um fio branco de dentro da cabeça, como se fosse a memória. Crédito de imagem: GETTY IMAGES/FSTOP

…HÁ DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE MEMÓRIA: A DECLARATIVA E A DE PROCEDIMENTO? A primeira corresponde a todas as lembranças que temos a partir de imagens, sons, experiências etc. – como a memória de um dia especial. Já a de procedimento se refere ao conhecimento que sabemos repetir automaticamente, como tocar um instrumento.

Consultoria: Tatiana Ferreira, professora da UFABC e doutora em psicobiologia.

Fontes: El País, Nexo Jornal, Neurociências em Debate, Nutritional Neuroscience e Portal Drauzio Varella.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido