…cada brasileiro produziu, em média, 1,07 kg de lixo sólido por dias em 2020?

produção lixo 183
#pracegover: a foto mostra uma lata de lixo cheia com diversos itens, como banana, latinha de refrigerante e garrafa de plástico. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

…quase 40% do lixo sólido das casas ou ruas é descartado de forma inadequada no Brasil? Isso significa que os materiais vão parar, em grande parte, em lixões ou aterros controlados, locais que trazem prejuízos para o meio ambiente — contribuem para a contaminação do solo e para a emissão de gases poluentes.

…o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia? Estima-se que sejam gerados, no território brasileiro, cerca de 11 milhões de toneladas de resíduos plástico por ano (mais ou menos 61 mil vezes o peso de uma baleia-azul). Desse total, apenas 1,2% é reciclado.

…entre os materiais mais encontrados em rios e mares brasileiros estão fragmentos de plástico (26% do total de lixo descartado), bitucas de cigarro (17%) e esferas plásticas (7,8%)? O descarte inadequado de resíduos polui as águas e pode levar à morte de animais. Estima-se que 100 mil bichos marinhos morram todos os anos em consequência da presença de lixo no mar.

Fontes: Agência Senado, Governo Federal e Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil (Abrelpe).

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 183 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido