…não basta estar frio para nevar? É preciso que as nuvens estejam úmidas, que faça em torno de 0 grau Celsius (ºC) tanto na atmosfera como no solo e que todo o caminho que a neve percorre até o chão também esteja gelado.

…a temperatura mais baixa já registrada em um lugar habitado que não seja a Antártida foi de 67,7ºC negativos? O recorde aconteceu em Oymyakon, na Rússia, em 6 de fevereiro de 1933, de acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, a mesma temperatura negativa foi registrada na cidade russa de Verkhoyansk, em 5 e 7 de fevereiro de 1892.

…para sair aquela fumacinha da boca quando está frio é preciso que a temperatura esteja abaixo de 10ºC? Dentro dos pulmões, o ar está quente como o nosso corpo. Mas, ao sair pela boca, ele esfria. Então, minúsculas gotas de água que formam esse ar se juntam, criando o vapor que parece fumaça.

…em 22 de janeiro de 1943, a temperatura despencou 32ºC em apenas 27 minutos na cidade de Spearfish, na Dakota do Sul, Estados Unidos? Foi a queda mais rápida de temperatura já registrada pelo Guinness. Os termômetros foram de 12ºC para 20ºC negativos.

#pracegover: Ilustração de um termômetro na cor amarela. Foto: GettyImages

Fontes: Climatempo, CPTEC – Inpe, Guinness World Records, Laboratório Aberto de Interatividade – Ufscar e Nova Escola.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 153 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido