…A PRIMEIRA BICICLETA NÃO TINHA PEDAIS? Ela foi inventada pelo alemão Barão Karl von Drais, em 1817, como um transporte mais barato do que os cavalos. Para andar era preciso usar o impulso dos pés.

#pracegover: foto em preto e branco mostra dois homens em cima de suas bicicletas, na rua. Eles usam os pés para dar impulso. Crédito de imagem: Herz/Getty Images

…A BICICLETA MAIS LONGA DO MUNDO TEM 47,5 METROS? Esse recorde foi atingido na Austrália, em novembro de 2020, com uma bike construída por Bernie Ryan.

…O CICLISMO FAZ PARTE DA OLIMPÍADA DESDE A PRIMEIRA EDIÇÃO DA ERA MODERNA, EM 1896? Nos Jogos Olímpicos de 2020, houve cinco categorias: ciclismo de estrada, ciclismo de pista, mountain bike (em terrenos irregulares), BMX (corrida em estrada de terra com obstáculos) e BMX estilo livre (manobras radicais).

#pracegover: atleta, com roupa própria para ciclismo e usando capacete, pedala em bicicleta toda preta com detalhes em branco. Ele está em uma pista dentro de um ginásio. Crédito de imagem: Jamie Squire/Getty Images for Commonwealth Sport

…O BMX FOI INVENTADO NA CALIFÓRNIA, ESTADOS UNIDOS, NOS ANOS 1960, PORQUE JOVENS QUERIAM TENTAR SER COMO OS ATLETAS DE MOTOCROSS (MODALIDADE ESPORTIVA QUE USA MOTOCICLETAS)? As bicicletas do BMX são menores e bem mais resistentes, para aguentar as manobras.

bicicleta-bmx
#pracegover: a imagem mostra sete ciclistas em suas bicicletas, lado a lado, fazendo uma manobra de BMX que os fez sair do chão. Crédito de imagem: Tim de Waele/Corbis via Getty Images

…NINGUÉM ESQUECE COMO ANDAR DE BICICLETA? Essa habilidade faz parte da memória motora, que armazena atividades repetitivas. Pedalar é uma ação mecânica que, depois de aprendida, vira quase automática.

Fontes: Brasil Escola, El País, Estadão, Guinness World Records, Sua Pesquisa e Netshoes.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido