…os besouros formam o maior grupo de insetos do mundo? Já foram identificadas mais de 300 mil espécies deles, o que representa 40% de todos os insetos do planeta.

…alguns besouros são capazes de carregar coisas muito pesadas para o seu tamanho? É o caso do besouro-do-esterco, que pode empurrar bolas de esterco cerca de 1.140 vezes mais pesadas do que ele — se um humano tivesse essa capacidade, arrastaria seis ônibus de dois andares.

…a alimentação deles varia? Embora a maioria coma plantas, algumas espécies podem ingerir carniça (animais já mortos) ou excrementos, por exemplo.

#pracegover: a imagem mostra o besouro Titanus giganteus. Ele tem o corpo em tom de marrom dourado e seis patas. Foto: Getty Images

…as joaninhas são besouros? Elas usam as antenas para procurar alimentos e parceiros, localizar-se no espaço, entre outras funções. Por ser muito sensíveis, as antenas captam o que existe no ambiente.

…o maior besouro do mundo, o Titanus giganteus, pesa até 70 gramas e chega a 22 centímetros de comprimento (maior do que a mão de um homem adulto)? Ele é encontrado no norte do Brasil e na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname.

Fontes: Fiocruz, National Geographic e National Geographic Kids.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido