…a araponga-da-amazônia tem o canto mais alto já registrado entre as aves? Comum em Roraima e no Pará, o canto da ave chega a 125 decibéis (unidade de medida usada para a intensidade dos sons) — mais do que um show de rock costuma atingir (cerca de 120 decibéis).

#pracegover: araponga-da-amazônia tem o corpo coberto por pelos brancos e a área do bico esverdeada. Foto: Getty Images

…a ave-elefante, de Madagascar, foi a maior que já existiu na Terra? Ela foi extinta há cerca de mil anos e chegava a 3 metros de altura e mais de 800 quilos. Atualmente, a maior ave do planeta é o avestruz, com até 2,70 metros de altura e cerca de 130 quilos.

#pracegover: ilustração da ave-elefante, com penas cinzas e pés grandes. Imagem: Agostini via Getty Images/De Agostini via Getty Images

…pesquisadores estimam que existam cerca de 20 mil espécies de aves no mundo? Esse número foi divulgado em um estudo do Museu Americano de História Natural, de Nova York, Estados Unidos, em 2016.

…há milhões de anos, os antepassados das aves atuais tinham dentes? Com a evolução das espécies, eles deixaram de ser necessários e deram lugar ao bico. Sem dentes, as aves atuais dispõem da moela (parte responsável por triturar os alimentos) no processo digestivo.

Fontes: BBC, Estadão, Guinness World Records, HealthLinkBC – British Columbia, Science X, Superinteressante, National Geographic.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 150 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • pagi

    1 ano atrás

    e sao fofos os passarinhos

  • pagi

    1 ano atrás

    gostei manero

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido