…A TERRA LEVA 365 DIAS, 5 HORAS, 48 MINUTOS E 46 SEGUNDOS PARA DAR UMA VOLTA EM TORNO DO SOL? Por isso, de quatro em quatro anos, as horas não somadas aos 365 dias anuais se acumulam em um dia a mais, o 29 de fevereiro. Anos que têm o dia extra são chamados bissextos, com 366 dias. 

…A REGRA PASSOU A VALER NA ROMA ANTIGA? O imperador Júlio César (100-44 anos antes de Cristo) adotou o ano bissexto para fazer com que o ano civil (a divisão dos meses e dias) se ajustasse ao solar (tempo que a Terra leva para contornar o Sol). Mas 29 de fevereiro entrou oficialmente para o calendário gregoriano (o mais usado no mundo e seguido no Brasil) apenas em 1582. 

#pracegover: estátua do imperador Júlio César. Ela é toda cinza e dá para ver detalhes da roupa dele, como a capa. Crédito de imagem: Getty Images

…PARA SABER SE UM ANO É BISSEXTO, BASTA CONFERIR SE É DIVISÍVEL POR QUATRO? Por exemplo: 2024, 2020 e 2016. 

…CALENDÁRIOS DIFERENTES DO GREGORIANO CONTABILIZAM OS ANOS BISSEXTOS DE OUTRAS MANEIRAS? A Etiópia, por exemplo, usa o calendário etíope: são 12 meses com 30 dias e um 13º mês que pode ter de cinco a seis dias, dependendo de o ano ser bissexto ou não. 

#pracegover: imagem de um calendário da Etiópia, em que os meses têm nome e contagem diferente. Crédito de imagem: reprodução

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 218 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido