Foto: Os Tartarouchos/ Getty Images

Desde 1º de setembro, jovens chineses estão proibidos de jogar on-line de segunda a quinta para evitar que fiquem viciados em games (saiba mais na edição 176). A seguir, confira depoimentos de leitores sobre os próprios hábitos com os jogos.

“Jogo por mais ou menos uma hora por dia, mas combinei com meus pais que, durante os fins de semana, posso jogar por até duas horas por dia. Não gostaria de passar menos tempo jogando, porque já tenho pouco tempo, meu colégio é integral. Não me acho viciado, consigo dividir meu tempo com outras atividades, como ler livros.” David O. F., 9 anos, Brasília (DF)

“Acho que jogamos de uma a três horas por dia. Na nossa família, combinamos que podemos jogar no computador durante a semana, mas videogames só no fim de semana. Não gostaríamos de passar menos tempo jogando, já que é um jeito legal de nos entreter.” Irmãos Nathan S., 11 anos, e Dan S., 9 anos, São Paulo (SP)

“Eu costumo jogar on-line com meus amigos por uns 40 minutos por dia, mas, às vezes, acabo ficando mais. Acho que esse é um tempo bom, mas eu poderia reduzir para meia hora. O mais legal é poder conversar com meus amigos enquanto jogo on-line.” Maria Flor G., 11 anos, São Paulo (SP)

“Eu acho que o tempo não é o problema, e sim o momento em que eu jogo. Acho que, às vezes, deixo o estudo de lado para jogar, e considero isso uma negativa, pois, em vez de focar em algo útil, acabo me perdendo no entretenimento. Eu tenho um combinado de horário para parar de jogar, já que minha família acha importante eu me distanciar um pouco das telas, para aproveitar melhor o sono. Comecei a jogar mais na pandemia porque não tinha como encontrar meus amigos ou praticar um esporte, então me divertia com meus amigos jogando por várias horas.” Alan S., 15 anos, de São Paulo (SP)

Como saber se passo tempo demais jogando?
“O videogame se torna um vício quando você não quer mais sair da frente das telas, fica horas jogando sem ver o tempo passar e não sente vontade de fazer outra coisa. Crianças que estão viciadas sentem ansiedade, irritabilidade e dificuldade para dormir. Os estudos sugerem uma hora diária de jogo e um pouco mais nos fins de semana. Com seus pais ou responsáveis, você pode ter ideias para outras formas de lazer, como praticar algum esporte ou ler.” Fifa Silveira, psicopedagoga e arteterapeuta 

Abaixo, saiba mais sobre a relação entre os games e a sua mente no podcast Revisteen.

*Versão estendida da reportagem publicada na edição 177 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • giovana-vieira

    2 anos atrás

    Gosto dos games mas fico a maioria do tempo brincando, lendo, estudando etc

  • Kelly Cristiane Prioli Martins

    2 anos atrás

    Eu gosto de jogos mais n fico muito tempo eu estudo, leio, brinco, jogo e etc.

  • Camila Lopes

    2 anos atrás

    Oi, Joca! Gosto de games, mas sou bem controlada no tempo em tela.

  • Rafael Carvalhana

    2 anos atrás

    muito legal mas eu sou um pouco

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido