Das receitas de bolo, passando pelos contos de fadas, às charges, tirinhas e reportagens, cada texto contém características próprias e uma função dentro da sociedade. Ao ler um jornal, você encontra diversos deles, sendo alguns especificamente gêneros jornalísticos, como artigos, reportagens e notas, que dispõem de estruturas específicas para possibilitar que todos possam ler o mundo a partir da cobertura dos fatos e de uma linha editorial.

Antes de tudo: o que são gêneros textuais?

Gêneros textuais são formas de categorizar textos de acordo com seus traços discursivos e sua relação com um contexto social. Vale lembrar que todo discurso – verbal ou não verbal, escrito ou falado – nasce de uma necessidade do ser humano de se comunicar, existindo sempre um emissor e pelo menos um receptor para qualquer mensagem transmitida. Precisamos considerar, portanto, aspectos linguísticos e extralinguísticos na classificação dos gêneros textuais, entre eles:

  • A função social: a finalidade de texto e sua importância na sociedade. Por exemplo, uma receita de bolo tem a função de ensinar como se prepara esse doce, desde os ingredientes utilizados até a mistura da massa e seu cozimento.
  • O contexto: o local onde o texto está inserido. Vide os memes: eles circulam pelo meio digital e fazem sucesso nas redes sociais, mas, fora delas, muitas vezes são incompreendidos e sua linguagem pode ser considerada inadequada.
  • A interação entre o emissor e o receptor do texto: a identidade dos indivíduos envolvidos na produção e recepção do discurso. Na receita de bolo, o receptor é alguém que vai cozinhar – pode ser um leigo ou um chef; no meme, tanto o criador como o interlocutor são usuários de internet, provavelmente mais jovens.
  • A linguagem: texto não é sinônimo de algo escrito. A linguagem ocorre por meio de letras, sons, desenhos, gestos ou uma mistura de mais elementos. Percebido isso, que tipo de linguajar é utilizado? Uma receita de bolo deve ser clara e objetiva, um meme pode usar gírias e imagens.
  • O lugar de divulgação do texto: isso influencia na forma do discurso, por exemplo, se é falado ou escrito, se é longo ou curto, sua formatação.

Os gêneros textuais não são pontuais e constantes, na verdade, estão em mudança a todo o momento, afinal, os meios de comunicação também estão em contínua alteração. Mesmo assim, existem algumas estruturas que já se enraizaram na sociedade por estarem muito presentes no nosso dia a dia. É o caso de alguns gêneros jornalísticos com os quais , desde a infância, temos contato na escola ou em casa.

Quais são os gêneros textuais jornalísticos?

O jornal é um meio de comunicação completo. Um único exemplar contém um universo repleto de atualidades de diferentes temáticas, além de fatos, opiniões, histórias de ficção, figuras e outros tipos de informação. Para temos uma ideia dessa diversidade, vamos percorrer pelos gêneros jornalísticos, sendo os principais:

  • A notícia: transmissão de acontecimentos diários de forma clara e informativa, evitando incluir opiniões.
  • A reportagem: aprofundamento de alguma temática noticiada a fim de explicar melhor a situação a partir da investigação em várias fontes, apresentando diferentes pontos de vistas para que tenhamos um panorama completo do acontecimento.
  • A entrevista: conversa baseada em perguntas e resposta entre um entrevistador e um convidado. Pode manifestar opiniões, bem como fatos informativos.
  • A coluna: texto de opinião escrito sempre pela mesma pessoa que, de forma breve e concisa, comenta sobre assuntos atuais.
  • O artigo de opinião: texto de opinião mais denso em que o autor argumenta sobre alguma temática importante para a sociedade.
  • A crônica: texto com caráter literário que propõe uma reflexão sobre assuntos cotidianos. Geralmente, possui tom bem humorado.
  • As tirinhas: sequências de três ou quatro quadrinhos que mesclam linguagem verbal e não verbal por meio de escritos curtos e desenhos.
  • Entretenimentos: o jornal também apresenta diversos passatempos, como palavras cruzadas, sudoku, horóscopo, agenda cultural, entre outros.

Como os gêneros textuais jornalísticos dão suporte na educação dos jovens?

A partir do contato das crianças e adolescentes com diversos gêneros jornalísticos, os jovens são capazes de se tornarem cidadãos conscientes dos distintos contextos sociais e de como a linguagem se adapta a eles, estando aptos a uma melhor leitura do mundo. Dessa forma, criam discernimento para identificar as diferentes situações do dia a dia, bem como diferenciar o que é realidade e o que é ficção, ao mesmo tempo em que, explorando um material apurado, ganham bagagem para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.

O processo de aquisição dessas habilidades se torna mais enriquecedor quando os jovens são estimulados por meio de um jornal infantojuvenil, especialmente planejado para esta faixa etária. O jornal Joca, pioneiro no jornalismo infantojuvenil no Brasil, é um aliado de pais e educadores que desejam potencializar a educação de crianças e adolescentes. Nossos conteúdos se preocupam com a representatividade dos jovens, considerando seus interesses, além de explorarem temáticas importantes para sua formação como cidadãos e, ainda, fazerem uso de uma linguagem apropriada à idade. 

Acesse a plataforma digital do Joca. Ficou interessado em mais conteúdos? Seja assinante e conheça mais materiais!