Além de entreter, a leitura  promove diversos benefícios, como o aumento do repertório de histórias e de informação sobre o mundo, o desenvolvimento do pensamento crítico e da oralidade e escrita. Por isso, muitos pais e educadores reconhecem a importância da leitura na infância e na adolescência e se preocupam em estimular os filhos a ler livros. Entretanto, a leitura de jornal é tão importante quanto a leitura literária, já que permite aos mais jovens ter consciência das transformações do mundo. O jornal infantojuvenil tem o papel de apresentar aos leitores o que acontece em seu país e em outros lugares do planeta, assim como os outros jornais, mas com linguagem adequada à faixa etária e com conteúdo contextualizado.

A importância do jornal infantojuvenil

Quando falamos de literatura, quem não se lembra com carinho de algum livro lido na infância ou na adolescência? Todos nós, incluindo as crianças e os adolescentes, ao lermos um livro, via de regra nos identificamos com o enredo ou com algum personagem que passa por desafios e conflitos semelhantes aos nossos  e, assim, mergulhamos  na história e seguimos com vontade de ler.

Podemos pensar de maneira semelhante em relação à leitura do jornal infantojuvenil. Assim como na literatura há autores dedicados a  escrever para esse público, o campo jornalístico também conta com profissionais especializados. A equipe responsável pelo conteúdo de um jornal infantojuvenil produz matérias sobre os  fatos de destaque da conjuntura e, também, está sempre atenta aos gostos e interesses de seus leitores. Tudo isso torna a experiência da leitura de jornal atrativa às crianças e adolescentes, já que alguns assuntos ficam mais acessíveis e mais interessantes para eles. Ainda, ter acesso a conteúdo de qualidade adequado à sua faixa etária leva o leitor a se sentir valorizado, conhecendo as mesmas informações que seus pais e podendo conversar com eles sobre elas.

Como criar o hábito de ler jornal infantojuvenil em casa com os filhos?

A importância da leitura na infância e na adolescência é inquestionável, mas é essencial que ela vá além dos livros de narrativas. A leitura de jornal proporciona aos mais jovens o contato com mundo e suas transformações e, a partir da representatividade e de sua participação no jornal infantojuvenil, eles percebem que também fazem parte da sociedade e que suas ações podem ser significativas para realizar mudanças. Quando chegarem à fase adulta, esses jovens que leem jornal terão consciência da importância de exercer um papel ativo no mundo e, possivelmente, estarão mais aptos a lidar com grandes mudanças, conflitos e também o grande volume de informações que circulam diariamente. 

Se a leitura de jornal infantojuvenil é tão importante, como criar o hábito de ler jornais em seus filhos? O Joca é a resposta. É um jornal para jovens e crianças pioneiro no Brasil, que se dedica a desenvolver o jornalismo infantojuvenil com os mesmos processos do “jornalismo para adultos”, levando ao leitor informação checada, imparcial e de credibilidade. Seu propósito é ser um jornal e isso dialoga com pais que querem que seus filhos saibam circular no mundo que está aí.

Está esperando o que para assinar o Joca e permitir que eles vejam além?

Por Maria Carolina Cristianini, editora do jornal Joca

⬅️ Voltar para o blog