Uma equipe internacional de cientistas quer cavar o buraco mais fundo do mundo.

Eles planejam perfurar o poço mais profundo do mundo e querem bater o recorde de mais de cinco quilômetros abaixo do fundo do mar do Oceano Índico para retirar amostras do material que está abaixo da dura crosta oceânica da Terra.

Além de revelar de que o interior do nosso planeta é feito, a pesquisa vai ajudar descobrir como nosso planeta foi formado e como as grandes placas tectônicas mudam de posição. Essas placas que ficam no fundo da Terra, quando se movimentam, causam os terremotos e vulcões.

O manto da Terra, uma parte do planeta de cerca de 3 mil quilômetros de espessura que fica entre a crosta e o núcleo (centro) é o motor que ajuda a movimentação das placas. Por isso é tão importante para os cientistas terem informações sobre ele, assim, poderão entender mais sobre terremotos e vulcões.

Até agora, o conhecimento dos geólogos sobre o manto veio apenas das rochas que foram empurradas para os continentes quando um vulcão submarino explode, por exemplo.

Porém, estas rochas têm dezenas ou centenas de milhões de anos de idade, e por não serem tão frescas ou novas, podem ter sido alteradas durante o passar do tempo.

Os cientistas vão usar o navio JOIDES Resolution para perfurar uma área do Oceano Índico conhecido como dorsal meso-oceânica, uma linha rachaduras profundas, com montanhas e vulcões submarinos onde a crosta é a mais fina do mundo.

O mar naquele local tem cerca de 700 metros de profundidade.

Geólogos da Austrália estão animados com o projeto. O professor Steven Micklethwaite, um dos pesquisadores australianos da Universidade Monash Associate afirmou que “a pesquisa pode abalar o mundo – não com um terremoto, mas com uma mudança profunda na maneira como entendemos a Terra.”

A profundidade final de 5,5 km será um recorde; o buraco mais profundo abaixo do fundo do oceano é 2466 metros de profundidade. Para alcançar esse feito, eles vão ter três expedições, vários pedaços enormes de perfuração e muitos quilômetros de tubos de aço e tubulação.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Lucas Ribeiro

    2 anos atrás

    Tbm, muito boa

  • Ravi Campos

    2 anos atrás

    achei legal essa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido