O epicentro do terremoto de 22 de agosto aconteceu a 10 quilômetro de Yaguaraparo, na costa norte do país. Imagem: Getty Images.
O epicentro do terremoto de 22 de agosto aconteceu a 10 quilômetro de Yaguaraparo, na costa norte do país. Imagem: Getty Images.

Um dia depois de sofrer com um tremor de 7,3 de magnitude, a Venezuela foi atingida por um novo terremoto nesta quarta-feira, dia 22, de 5,8 de magnitude.

O epicentro (primeiro ponto atingido) do segundo fenômeno aconteceu a 97,5 quilômetros de profundidade, a cerca de 10 quilômetros de Yaguaraparo, ao norte da Venezuela. Não há relatos, até agora, sobre possíveis vítimas.

O terremoto de terça-feira, dia 21, foi sentido em Caracas, capital do país. Apesar da intensidade, não houve feridos ou grandes danos estruturais. Esse mesmo tremor foi percebido também no Brasil, em locais como Brasília (Distrito Federal), Rio Branco (Acre), Belém (Pará), Macapá (Amapá), Manaus (Amazonas), além de em algumas cidades de Roraima. Colômbia e Trinidad e Tobago também relataram os reflexos da terra balançando.

O que é um terremoto?
Terremotos acontecem quando as placas tectônicas (pedaços enormes de rocha que formam a superfície do planeta) se movimentam de forma brusca por causa de correntes de calor ou da pressão vindos do interior da Terra. O choque entre essas placas leva aos tremores de terra.

Como se mede a magnitude de um terremoto?
A classificação acontece de acordo com a intensidade, usando como referência a Escala Richter:

• Menos de 3,5 graus: o terremoto, normalmente, é imperceptível.
Entre 5,5 a 6 graus: o abalo pode comprometer a estrutura de casas e prédios.
De 7 a 7,9 graus: pode ser devastador em mil quilômetros.
• Acima de 8 graus: destrói o que está perto do epicentro.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (2)

  • ABPV Consultoria e Serviços

    3 anos atrás

    Joca você escreveu na parte "O que é um terremoto?", as palavras "quando quando" duas vezes! (Arthur, 12 anos)

  • Jornal_Joca

    3 anos atrás

    Obrigada por avisar, Arthur! Já corrigi. Continua acompanhando as notícias aqui no Joca. Beijo!

Compartilhar por email