A Convenção Sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites, na sigla em inglês) decidiu limitar a captura de elefantes africanos e sua venda a outros países. O encontro foi realizado entre 17 e 28 de agosto, em Genebra, na Suíça.

Elefante africano
#pracegover: elefante caminha por seu habitat natural, olhando para a foto. Foto: Getty Images

Segundo o texto aprovado, os animais só podem ser levados do local de origem se ficar comprovado que o novo destino será melhor para a conservação deles. A ideia é tornar mais difícil a venda de elefantes para zoológicos e parques ao redor do mundo.

Segundo o Fundo Mundial Para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), a população africana de elefantes caiu de 10 milhões, em 1930, para 415 mil atualmente. Entre os motivos para a queda está a venda de partes desse animal com alto valor no comércio internacional, caso do marfim presente nas presas do elefante.

Outras espécies

A 18ª edição da Cites também alterou as regras de comércio para mais animais e vegetais. Confira algumas das mudanças:

Lontras

Lontras
#pracegover: duas lontras brincando estão sobre um chão de areia molhada. Foto: Getty Images.

Foi proibido o comércio internacional de algumas espécies desse animal, que teve queda de 30% em sua população nos últimos 30 anos.

Girafas

Girafa
#pracegover: girafa em seu habitat natural, perto de árvores. Foto: Getty Images.

O comércio passa a ser limitado para garantir a sobrevivência da espécie, que diminuiu 40% no mundo nas últimas três décadas.

Cedro

Cedro
#pracegover: a fotos mostra uma grande árvore cedro em um terreno gramado. Foto: Getty Images.

A convenção determinou que é preciso ter uma autorização para comercializar madeira de todas as espécies dessa árvore na América Latina.

O que é a Cites?

É um conjunto de normas que regula o comércio de mais de 35 mil plantas e animais. O tratado foi criado há mais de 40 anos e é assinado por 183 países — o Brasil passou a fazer parte em 1975. Essas nações se reúnem a cada três anos para avaliar se é necessário mudar alguma regra para garantir a sobrevivência de determinadas espécies. Os países que desrespeitarem as normas correm o risco de serem punidos. O próximo encontro será em 2022, na Costa Rica.

Fontes: Cites, DW, Estado de Minas e The Guardian

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 137 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido