No dia 11 de abril, o Comitê de Especialistas em Política de Imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a vacinação contra a covid-19 está abaixo de 10% da população em 21 países. Segundo a entidade, a maioria dessas nações fica no continente africano.

Em comunicado, os especialistas da OMS observaram que a aplicação de imunizantes contra a doença aconteceu em um ritmo “sem precedentes” no mundo, com praticamente todos os países implantando a vacina em menos de 12 meses. Apesar disso, 20% das nações ainda não atingiram 10% da população protegida. “São países que estão se esforçando para avançar em seus programas”, declarou Kate O’Brien, chefe de vacinação da OMS, em coletiva de imprensa.

Ainda que preocupante, a situação já avançou na comparação com janeiro, quando 34 países estavam com a cobertura vacinal abaixo dos 10%.

Ajuda
Segundo Kate O’Brien, a OMS e seus parceiros, como o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), estão trabalhando para colaborar com esses países no avanço da vacinação. O objetivo é que as populações de alto risco, como idosos e profissionais da saúde, principalmente de nações mais pobres, sejam imunizadas com prioridade.

A entidade ressalta que o programa de distribuição mundial de vacinas, chamado Covax, tem doses suficientes para imunizar 70% da população de 92 países de baixa e média renda. A iniciativa, que visa garantir igualdade de acesso à vacina contra a covid-19, distribuiu 1,4 bilhão de doses para 145 países, número abaixo da meta, que era de 2 bilhões de doses em 2021.

Fontes: Daily Mail, Folha de S.Paulo, Global Times e OMS.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 186 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Ana Julia

    1 ano atrás

    É muito preocupante saber que a vacinação contra covid-19 está abaixo de 10% em 21 países! É preciso que todos os países se solidarizem para ajudar os outros.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido