Resultado de imagem para smartphone classes school

O grande número de jovens que usam celulares fez com que as escolas refletissem sobre como os aparelhos podem ser inseridos no dia a dia escolar. 

Uma pesquisa feita pela Teleco, empresa especializada em comunicação, mostrou que, em julho de 2016, o país tinha 256 milhões de celulares, sendo que a população total do Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de mais de 206 milhões de habitantes.

No Colégio Santa Cruz (SP), os estudantes do Ensino Fundamental I são aconselhados a não levar o celular para a escola. Caso a família decida que o aluno precisa levar o aparelho, ele deve ficar desligado na mochila durante o período das aulas.  Ao longo do processo de aprendizagem, a escola aposta em outros aparelhos tecnológicos, que exercem, segundo o coordenador de tecnologia Moisés Zylbersztajn, o papel de “ampliar o repertório do professor e do aluno e servir de instrumento para transformar a vida de ambos”.

Resultado de imagem para smartphone classes school

No colégio, os alunos podem usar os tablets da escola para acessar aplicativos como Comic Life, Pic Collage, Nearpod e outros programas que são muito bons para fins didáticos, de acordo com Moisés. “A escola tem que garantir que as tecnologias ajudem nas transformações no ensino e garantir que os cidadãos possam utilizá-las de modo crítico e consciente”, afirma.

Ainda em São Paulo, no Colégio Rio Branco, os alunos podem usar o celular apenas quando o professor libera para atividades de estudos, como pesquisas e exercícios. Além disso, a escola tem uma parceria com o Google For Education, programa que oferece ferramentas tecnológicas para serem usadas em sala de aula.
A diretora do Rio Branco, Esther Carvalho, diz que os alunos precisam se preparar para lidar tanto com o mundo real quanto com o mundo virtual: “Temos que prepará-los para os dois, valorizando os momentos de convivência cotidiana, com seus conflitos, conquistas, desafios e também no ambiente virtual”.

Na Escola Móbile (SP), os alunos de 6° ao 9° ano podem usar os celulares em sala somente para fins pedagógicos. Para a escola, o aumento do uso de aparelhos celulares nos últimos anos tem feito com que as crianças se interessem mais por jogos eletrônicos e pelo acesso à internet, o que gera um aumento de problemas éticos e legais.

Segundo Felipe Molina, coordenador do 6° ano, a escola é um espaço de convivência, onde as pessoas aprendem a conviver de forma saudável e respeitosa. Por isso, fora da sala de aula, os alunos de 6º e 7º ano podem utilizar o aparelho apenas no final do período de aulas e/ou de atividades pedagógicas e só para a comunicação com seus familiares ou responsáveis.

Além dos celulares, a escolar também disponibiliza computadores, tablets e chromebooks, que são utilizados nos trabalhos escolares. Na opinião de Felipe, esses recursos são “ïndispensáveis nas ações pedagógicas”.

Alunos do Magister

Pergunta: Você acha que conseguiria se concentrar na aula se os celulares fossem permitidos? Por quê?

Stella Angelo Tibolla – 5º A

Eu acho que não conseguiríamos usar celular na aula, porque em vez de nos concentrarmos, pensaríamos em coisas do celular.

Julia Pujol Costalunga – 5º B

Não conseguiria me concentrar na aula se o celular fosse permitido, porque eu ficaria preocupada e me incomodaria quando alguém me mandasse uma msg e o celular fizesse barulho.

Julia Cervelin Nargel – 5º C

Sim, conseguiria me concentrar se fosse permitido celular na aula. É só ter responsabilidade e saber usar o celular nos momentos adequados.

Laura Moreira Klein – 4ºA

Não conseguiria me concentrar se fosse permitido o celular na aula, porque a gente está fazendo lição e nós precisamos da concentração. Com o celular perto de nós, a gente perde a concentração e pode errar a lição e fazer de qualquer jeito. Com isso nós podemos ganhar notas baixas.

Leonardo Falcini de Brito Oliveira – 4º B

Não conseguiria me concentrar na aula se o celular fosse permitido. Porque eu uso celular no meu tempo livre e se fosse permitido o celular na aula, eu não ia fazer a lição e também não ia entender nada.

Carollini Ernega Baldo – 4º C

Não conseguiria me concentrar se o celular fosse permitido em sala de aula, porque ele poderia tocar durante a aula e daí nem eu e nem meus colegas conseguiriam se concentrar. Além do mais eu iria ficar jogando, pois seria difícil resistir.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Pablo Araujo

    7 anos atrás

    curti muitolegal

  • Joca

    7 anos atrás

    Legal, não é? Obrigada por comentar e ler o Joca! Continue a ler para saber mais!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido