Aliança de Emmanuel Macron, presidente da França, ficou em segundo lugar
No dia 7 de julho, foi realizado o segundo turno das eleições legislativas da França, que escolheu os chamados eurodeputados, políticos que representam os cidadãos na assembleia do parlamento francês. Segundo projeções, a união de partidos chamada Nova Frente Popular (NFP) obteve a vitória, conquistando o maior número de cadeiras na assembleia: foram eleitos 182 eurodeputados da NFP. O primeiro turno da disputa ocorreu em 30 de junho, com o partido Reunião Nacional (RN) tendo vencido previamente.
Antes disso, Emmanuel Macron, presidente da França, dissolveu o parlamento do país e convocou novas eleições gerais. Macron tomou a decisão depois que foram divulgados os números preliminares das eleições do Parlamento Europeu, da União Europeia (UE)*, em que o partido do político, o Renascimento (REM), não obteve resultados satisfatórios. De acordo com Macron, a vitória do RN, também projetada nas pesquisas, seria uma ameaça para a Europa.
Agora, a coligação da qual o REM participa, a Ensemble!, ficou em segundo lugar, ocupando 168 cadeiras; já o Reunião Nacional elegeu 143 representantes.
Com uma das eleições mais polarizadas (dividida em dois lados opostos) da história da França, a taxa de participação dos eleitores foi a maior em 40 anos. O país adota o regime de governo semipresidencialista: além do presidente, que atua como chefe do Estado, há o parlamento e o primeiro-ministro, que também atuam diretamente no governo do país.
Os 27 Estados-membros que integram a União Europeia escolhem os cerca de 720 integrantes do parlamento europeu (o número pode variar) a cada cinco anos. Cada país elege candidatos de partidos nacionais, escolhidos pelos cidadãos locais. As vagas são divididas proporcionalmente pelo tamanho das nações, respeitando o mínimo de seis e o máximo de 96.
Os parlamentos francês e europeu são distintos. Enquanto o primeiro é responsável pelo poder legislativo da França, o europeu tem como função pensar nas leis da União Europeia.
Glossário:
Parlamento: assembleia composta por políticos que representam os cidadãos.
Primeiro-ministro: premiê ou primeiro-ministro é o chefe de um governo parlamentarista como o do Reino Unido. O cargo também pode figurar em governos semipresidencialistas (ou seja, com a presença de um primeiro-ministro e um presidente).
Fontes: BBC, Folha de S.Paulo, CNN e The Guardian.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.