Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do Joca

Alguém já riu de algo que você gosta de fazer ou do seu jeito de ser? Ou você mesmo já se pegou fazendo piadas desse tipo com outra pessoa? É o famoso bullying, que pode surgir, por exemplo, quando não nos colocamos no lugar do outro e pensamos: “O que eu sentiria se estivessem fazendo esse tipo de piada comigo?”.

Esse também é o tema do livro Dançando Com o Inimigo, do autor brasileiro Vinicius Campos, publicado pela editora Terceiro Nome. Na história, Bruno e Xande, dois garotos com nada em comum, acabam se envolvendo em um caso de bullying.

Bruno pratica balé, enquanto Xande é o valentão da escola. Um dia, Xande vê Bruno dançando e acaba causando um acidente que faz o bailarino ficar de cama por um tempo. Como punição, Xande é obrigado a levar a lição de casa, todos os dias, para o suposto inimigo. Resultado: os dois precisam encontrar um jeito de entender as diferenças que possuem e praticar a compreensão e a tolerância, sempre a partir da história que existe por trás das atitudes deles.

Apesar do assunto difícil de tratar, Dançando Com o Inimigo faz com que a gente se sinta na pele tanto de Bruno como de Xande. Dessa forma, conseguimos compreender melhor o que se passa na vida de cada um deles. E fica mais fácil ter ideias de como usar as experiências vividas pelos personagens no mundo real.

Boa leitura e lembre-se: se você estiver sofrendo bullying, converse com um adulto em quem você confie. Não há nada de errado em pedir ajuda!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido