carlotas-roman-interna
O personagem Roman, de Carlotas, e seu cachorro. Imagem: Carlotas

Nesta primeira sexta-feira de julho, o Conto de Carlotas traz um personagem baseado na vida real: Roman, um garoto que desde cedo esteve atento em como poderia ajudar os animais. Confira o que ele fez (e segue fazendo) e aproveite para se inspirar nesta história.

Por Fabiana Gutierrez

Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem. Roman McConn não poderia concordar mais. Ele criou um projeto, no fim de 2016, que já encontrou uma nova casa para mais de mil cachorros nos Estados Unidos.

Quando fez 4 anos, Roman coletou doações para um abrigo de cães. Ele já tinha adotado Luna e, como estava muito envolvido com o voluntariado no abrigo, inspirou-se a ajudar outros filhotes.

Ele e a mãe, Jennifer McConn, começaram o projeto no Texas, onde moravam na época. Mas foi quando o pai dele, que serve na Marinha, teve que trabalhar em outro país que o Project Freedom Ride (Projeto Carona da Liberdade, em tradução livre) foi criado. Roman e a mãe se mudaram para seu estado natal, Washington – e levaram 31 cachorros com eles, pois achavam que “o mundo para um cachorro, em geral, era muito melhor aqui em Washington do que lá no Texas”, dizia Roman.

O projeto tinha como objetivo levar cachorros de abrigos do Texas para ser adotados em Washington. Eles começaram, então, a levantar dinheiro para levar centenas de cachorros do Texas para a costa noroeste dos Estados Unidos. Roman ajuda a fazer de tudo, desde vídeos falando sobre os cães até telefonar para famílias interessadas em adotá-los. Ele já contribuiu para salvar mais de mil cães desde o lançamento do Project Freedom Ride, em dezembro de 2016.

No Brasil, estima-se que haja 30 milhões de animais abandonados nas ruas, entre cães e gatos. O abandono cria um grave problema de saúde pública, pois esses animais, sem os devidos cuidados, podem transmitir doenças, como raiva e leishmaniose, e causar acidentes. Um dos modos mais utilizados para tentar conter esse grupo é a castração, para evitar a reprodução descontrolada. Isso acontece porque muitas pessoas adotam os animais, mas acabam desistindo deles. Como as Organizações Não Governamentais (ONGs) e abrigos já estão superlotados, acabam os largando na rua.

A boa notícia é que pessoas como Roman têm ajudado a encontrar um lar para esses animais e salvado suas vidas. Uma linda iniciativa, você não acha?

Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Para conhecer mais e se inspirar, clique aqui e acesse um vídeo no YouTube que homenageia e conta um pouco mais sobre o menino Roman e seus vários, muitos, melhores amigos caninos.

Para conhecer outros personagens que ilustram diálogos importantes, visite carlotas.org.

Clique na imagem abaixo para abrir e imprimir.

carlotas-roman

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Marina UwU

    3 anos atrás

    Gostei muito dessa reportagem, tenho uma gata e a peguei na rua perto da casa da minha bisa, amo pegar animais de rua para ajuda-los a ter um dono, eu

  • Cirlene Ramalho

    3 anos atrás

    que legal eu queria fazer a mesma coisa que ele ate porque adoro animais

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido