Os países latino-americanos reciclam apenas 10% do lixo. Foto: NurPhoto via Getty Images

Aproximadamente um terço do lixo produzido nos países da América Latina e Caribe, de acordo com um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi descartado em lugares inapropriados em 2017.

Isso equivale a 145 mil toneladas de resíduos — o mesmo que o peso de 29 elefantes. O Brasil é responsável por 25% desse volume.

A pesquisa foi divulgada em um evento de sustentabilidade na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, na semana passada.

A região latino-americana reaproveita apenas 10% dos resíduos por meio da reciclagem, segundo o relatório. Os dados apontam que, no Brasil, foram quase 13 milhões de toneladas destinadas a lixões em 2017.

De acordo com o documento, o descarte inadequado afeta a saúde das pessoas, uma vez que o lixo a céu aberto pode atrair roedores, baratas e moscas — causadores de doenças na população.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (14)

  • duda

    2 anos atrás

    é triste como as pessoas não se importam com o meio ambiente

  • Lívia Maria Macedo almendra

    2 anos atrás

    Bom, não é certo jogar lixo em lugares inadequados infelizmente isso ainda acontece nos dias de hoje é triste mas o certo é jogar lixo na lixeira, para cuidar e fazer um mundo melhor para que não seja poluído, minha opinião é ter respeito e cuidado com, o máximo é reciclar e reutilizar as coisas que ainda servem, isso afeta a saúde de todos nós, " sou brasileira e conto com a saúde de nosso planeta

  • Felipe

    2 anos atrás

    realmente Lívia, é muito triste como as pessoas não se importam com o meio ambiente, devemos SIM respeitar ele e cuidar

  • Lívia Maria Macedo almendra

    2 anos atrás

    Um terço do lixo na América latina tem destino inadequado Bom, não é certo jogar lixo em lugares inadequados infelizmente isso ainda acontece nos dias de hoje é triste mas o certo é jogar o lixo na lixeira não em lugares como praças ruas etc para cuidar e fazer um mundo melhor para que não seja poluído na minha opinião é ter respeito e cuidado o máximo é reciclar e reutilizar coisas que ainda servem para utilizar no dia a dia isso afeta a saúde de todos nós, " sou brasileira e conto a saúde de nosso planeta Terra ". site Joca salvaremos o mundo

  • karla grazielly

    2 anos atrás

    isso não é bom como todos nos sabemos, pois devemos cuidar do meio ambiente ,não devemos jogar lixo em lugares não apropiados e sempre devemos reciclar o nosso lixo ,jogar lixo em lugares não apropiados causa muitas doenças perigosas para a populaçãocomo diz o texto.

  • Livia Maria

    2 anos atrás

    entendo, é muito impressionante!

  • Patricia

    3 anos atrás

    Desculpe a futilidade do comentário em uma matéria tão importante, mas acho que tem algum equívoco na relação entre quantidade de lixo e elefantes. O peso de um elefante é cerca de 5.000 quilos ou 5 toneladas, logo 29 elefantes juntos pesariam 145.000 quilos. A matéria fala em 145 mil toneladas, logo a equivalência seria de 29 mil elefantes, não seria isto?

  • Tiago

    3 anos atrás

    Nossa é muito triste isso!

  • PAMELA OLIVEIRA

    3 anos atrás

    DE ACORDO COM A LEI 12.305 AS PESSOAS TEM QUE RECICLAR , DO MEU PONTO DE VISTA TODO O LIXO TEM QUE RECICLAR NÃO SÓ 10% , E DE ACORDO COM O DOCUMENTO ISSO ESTÁ AFETANDO AS PESSOAS

  • beatriz.yejin.kim.3serie

    3 anos atrás

    Interesante! O Brasil devia parar de jogar lixo em qualquer lugar.. Isso prejudica o mundo e a natureza..

  • Asafe

    3 anos atrás

    Oi, eu gostaria de fazer meu comentário, eu concordo com cada palavra do site, inclusive acredito que cada cidadão poderia contribuir fazendo a sua parte é realizando a separação e a reciclagem dos resíduos da maneira correta.

  • Gi Carneiro

    3 anos atrás

    Devemos motivar os Americanos a cuidar do lixo

  • julia

    3 anos atrás

    esse tipo de coleta pode ferir ou machucar animaizinhos indefesos pois o resto de lixo que fica no mar vai para o fundo e acaba acertando os animaizinhos do mar

  • BEATRIZ CABRAL

    3 anos atrás

    Muitas pessoas nao cuidam mas se cada um fazer a sua parte podemos ajudar o mundo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido