Na cidade de Yokohama, no Japão, a empresa Gundam Factory está construindo um robô gigante que se move sozinho. O modelo tem 18 metros de altura (mais ou menos a altura de um prédio de sete andares) e pesa 25 toneladas. Os primeiros testes começaram no dia 21 de setembro.

O robô é inspirado no desenho animado japonês Mobile Suit Gundam, criado por Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate, em 1979. Na história, uma guerra interplanetária está acontecendo e a única forma de vencer é criando robôs gigantes, os Gundam, capazes de voar e lutar. A animação é muito popular no país e já rendeu filmes, livros e brinquedos.

A versão realista que está sendo criada agora tem o mesmo tamanho descrito no anime, além das cores e formato do Gundam principal. Toda a movimentação do robô é feita por meio de uma cabine externa de comando. Os fãs poderão visitar a instalação, em que também haverá um espaço para alimentação e lojas com produtos oficiais. A inauguração, antes prevista para outubro de 2020, precisou ser adiada por causa da pandemia do novo coronavírus e deve ocorrer apenas em 2021.

Mais de um
Este não é o primeiro Gundam em tamanho real do Japão. Outro foi montado em 2009, na ilha de Odaiba. Ele está lá até hoje, mas não se movimenta tanto quanto a nova versão de Yokohama.

#pracegover: a imagem mostra o robô gigante. Ele é branco com detalhes em vermelho, azul, preto e amarelo. Ao fundo, existem prédios. Foto: noboru hashimoto/Corbis via Getty Images

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 158 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido