Você já imaginou qual é a sensação de voar? A paraquedista Patrícia Pombo, de 46 anos, é uma profissional nesse assunto. Ela salta de grandes altitudes há 22 anos. Para saber mais sobre o dia a dia de quem vive em meio a tantas aventuras, quais são os sentimentos que surgem ao pular de um avião, em queda livre, e como é a preparação para se tornar um paraquedista, o leitor Bernardo Q., de 11 anos, entrevistou a Patrícia como repórter mirim desta edição do Joca.

“Quando nós voamos, sentimos a liberdade, vemos o mundo de outra forma, fazemos muitos amigos e a adrenalina nos mantém vivos”, disse a paraquedista, que é professora da escola Paraquedismo Boituva, em Boituva (SP), sobre a sensação de voar. A seguir, confira o bate-papo entre ela e o Bernardo.

Bernardo-reporter-mirim-edicao-155
#pracegover: Bernardo veste camiseta azul-marinho. Ao fundo, um jardim. Foto: arquivo pessoal

Por que você escolheu ser paraquedista?
Eu fiz o salto duplo [salto realizado com duas pessoas, sendo uma delas um instrutor capacitado] em uma aventura de um fim de semana. Quando cheguei ao chão, eu sabia que queria fazer aquilo para o resto da minha vida.

Como foi sua primeira vez saltando de paraquedas?
No meu primeiro salto sozinha, eu estava muito ansiosa e com medo, afinal, saltar sozinha era muita responsabilidade, apesar de eu estar preparada. Confesso que chorei de emoção.

Existe alguma preparação antes de saltar?
Caso você só queira experimentar, existe a opção de fazer o salto duplo, em que você salta preso a um instrutor e ele faz todos os procedimentos. Nesse caso, você tem um treinamento rápido para aprender as posições dentro do avião, durante a queda livre e com o paraquedas aberto. Mas se você quiser praticar paraquedismo como esporte, antes do primeiro salto terá que fazer um curso de oito horas. Nele você aprende tudo sobre o equipamento, o sistema de abertura [do paraquedas] e todas as anormalidades que podem acontecer no momento do salto, além do que fazer em cada uma delas.

Você fica com medo antes do salto?
Sim, todos nós temos medo antes do salto. O medo é o que nos faz sempre manter o respeito, sempre treinar todos os procedimentos para que o salto seja feito com toda a segurança. É muito importante manter o equipamento em boas condições, estar saudável e não ter ingerido bebida alcoólica antes de saltar. Para ficar saudável, preciso me alimentar e me exercitar como qualquer atleta que foca no bom desempenho.

Como é estar “voando”?
Faz muito tempo que toda a comunidade paraquedista procura um termo para tentar explicar essa sensação, mas até hoje ninguém conseguiu decifrar. É uma emoção incomparável. Costumamos dizer que só nós sabemos por que os pássaros cantam.

#pracegover: durante salto, Patrícia veste roupa especial para o esporte na cor preta. Foto: arquivo pessoal.

É divertido saltar de paraquedas?
Muito! Quando nós voamos, sentimos a liberdade, vemos o mundo de outra forma, fazemos muitos amigos e a adrenalina [hormônio liberado pelo corpo quando sentimos medo ou uma grande empolgação, por exemplo] nos mantém vivos.

De qual altitude você pula?
Meus saltos são feitos a 12 mil pés [o equivalente a 3.657,6 metros de altitude, maior do que a do Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, no Amazonas, que tem 2.995,3 metros].

Quando você aterrissa, como se sente física e psicologicamente?
Fisicamente é uma sensação de moleza e euforia, pois temos muita descarga de adrenalina durante o salto. Normalmente, assim que pousamos, queremos imediatamente fazer outro salto. Já psicologicamente, eu me sinto em paz, parece que deixamos todos os nossos problemas e frustrações, literalmente, nas nuvens.

Em um salto de paraquedas…
…a velocidade atingida em queda livre passa dos 200 quilômetros por hora.
…você fica cerca de 45 segundos em queda livre, com o paraquedas fechado.
…o passeio com o equipamento aberto dura de 4 a 7 minutos até o pouso.

Fontes: Agência Brasil e Escola Queda Livre Paraquedismo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 155 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Arthur

    3 anos atrás

    Queria voar , deve ser muito divertido

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido