A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa, na sigla em inglês) autorizou, em 23 de abril, que os campeonatos nacionais da Europa (ou seja, as disputas internas de cada país do continente) sejam encerrados. A medida foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus, que fez com que muitos jogos das competições fossem suspensos.

Apesar da autorização, a Uefa recomendou, em comunicado oficial, que os campeonatos sejam finalizados, mesmo que algumas regras da disputa precisem ser adaptadas à situação atual. “A Uefa apela às federações e ligas que explorem todas as opções possíveis para concluir as competições nacionais que deem acesso às competições de clubes da Uefa”, afirmou a entidade, por meio de nota. Entretanto, o comunicado ressalta que a saúde dos jogadores, do público e de todos os envolvidos no futebol deve continuar a ser a principal preocupação no momento, de modo que qualquer medida tomada precisa levar esse fator em conta.

#pracegover: símbola da Uefa, em letra branca, se destaca em fundo com grama verde. Foto: reprodução

A entidade só permite cancelar os campeonatos em dois casos: quando há problemas de saúde pública — como agora, com a pandemia —, desde que esteja claro que não é possível terminar o torneio antes que a edição seguinte tenha início; e quando a economia do país estiver correndo risco de ser abalada com a realização dos jogos.

Classificação para as ligas europeias
Como os campeonatos nacionais funcionam como classificatórias para as ligas europeias, como a Champions League (em português, Liga dos Campeões), a Uefa terá de criar novas regras para definir quais times ocuparão as vagas.

Até o fechamento desta edição do Joca, ainda não havia critério de classificação definido, mas a entidade afirmou, em comunicado, que será levado em conta o mérito esportivo, que mede o desempenho dos times por meio de critérios objetivos.

Fontes: Estadão, Folha de S.Paulo e Uefa.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 148 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus – Jornal Joca

    2 anos atrás

    […] Uefa permite que campeonatos europeus terminem antes do previsto […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido