Acordo foi assinado em Istambul, cidade turca. Foto: Twitter/reprodução

Foi assinado, no dia 22 de julho, um acordo que viabiliza a exportação de grãos e cereais ucranianos (como trigo) para o mercado internacional, sem que a guerra com o país russo afete o transporte marítimo. O pacto foi firmado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Turquia com a Rússia e Ucrânia.

Estiveram presentes para a assinatura do acordo António Guterres, secretário-geral da ONU; Recep Tayyip Erdogan, presidente turco; Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, e Oleksandr Kubrakov, ministro da Infraestrutura da Ucrânia.

Com a assinatura de ambos os países, fica estabelecida a abertura de três portos ucranianos localizados no Mar Negro (chamados Odessa, Chernomorsk e Yuzhny), para a entrada e saída do transporte marítimo de alimentos.

A Ucrânia terá o dever de orientar as navegações a seguir por um caminho seguro — evitando, por exemplo, que as embarcações tenham contato com minas terrestres (bombas escondidas) que o país tenha implantado para evitar a invasão russa. Além disso, todos os navios serão fiscalizados em um porto turco, para evitar o contrabando de armas para dentro do país.

As forças russas, por sua vez, não poderão impedir a passagem das embarcações, nem promover ataques às mediações dos três portos. A ONU e a Turquia ficarão responsáveis por monitorar o cumprimento do acordo por ambas as partes.

A medida foi considerada um grande avanço desde o início da guerra. A Rússia e a Ucrânia são grandes exportadoras de trigo e outros produtos (como óleo de girassol e fertilizantes), por isso o conflito, nos últimos cinco meses, contribuiu para o aumento da fome e crise econômica em países mais pobres.

Fontes: InfoMoney, CNN, Estadão e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido