Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil”, anunciava a figura de um pequeno indígena símbolo da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950, 70 anos atrás. Considerada a primeira fala da televisão brasileira, a frase ganhou a voz da atriz Sonia Maria Dorce, então com 6 anos.

Indigena-Simbolo-Tupi
#pracegover: criança representa o pequeno indígena símbolo da TV Tupi, em foto preto e branco, ao lado de uma antiga câmera de TV. Foto: divulgação

Sete décadas se passaram e muita coisa mudou. Na época da estreia da TV brasileira, a programação da primeira emissora do país só podia ser assistida na cidade de São Paulo, onde estavam os únicos 200 televisores do Brasil. Eles foram importados dos Estados Unidos pelo jornalista e empresário paraibano Francisco de Assis Chateaubriand (1892-1968).

#pracegover: profissional da TV Tupi opera o microfone boom no início das transmissões televisivas na década de 1950. A foto está em preto e branco. Foto: reprodução

A evolução foi rápida: em 1951, 7 mil aparelhos de TV já estavam ligados na capital paulista e no Rio de Janeiro. Atualmente, há televisores em quase todos os 71 milhões de lares brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tudo ao vivo
Na década de 1950, todos os programas transmitidos pela TV eram feitos totalmente ao vivo, ou seja, não era possível assistir a um programa mais de uma vez, algo tão comum hoje. Apenas em 1959, com a chegada do videotape (fita de vídeo em que os programas eram gravados), as atrações puderam ir ao ar depois da gravação.

Outra diferença é que não havia programas todos os dias — algo que só surgiu em Nos primeiros anos, a programação seguia os modelos do rádio, com radionovelas e adaptações de obras da literatura e do teatro. Programas feitos especialmente para a TV, como desenhos animados e telenovelas, foram surgindo com o passar do tempo.

As primeiras emissoras de TV do Brasil
1950 | TV Tupi
1953 | TV Record
1959 | Continental
1960 | Excelsior e TV Jornal do Commercio
1965 | Globo
1967 | Band
1969 | Cultura
(…)
2020 | Existem 35 emissoras com redes de transmissão pelo Brasil afora

#pracegover: primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, exibida na TV Tupi entre 1952 e 1962. A foto, em preto e branco, mostra personagens da série, como Emília e o Visconde de Sabugosa. Foto: reprodução

Fontes: Abert, Anatel, A Tribuna, Aventuras na História, Estadão, Folha de S.Paulo, IBGE, O Globo, Observatório da TV e O Tempo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido