#PraCegoVer: A fotografia mostra três casas com sacadas e torres iguais às dos castelos da Disney. Ao fundo, um extenso gramado verde, céu limpo e azul, além de algumas montanhas. Crédito da imagem: divulgação.

O visual do complexo de casas chamado Burj Al Babas, na cidade de Mudurnu, uma região montanhosa ao norte da Turquia, lembra os cenários dos filmes e parques da Disney. Todas as 732 residências seguem o mesmo padrão dos contos de fada, com torres e varandas, umas iguais às outras. O local ainda tem shopping center e centros para tratamento de saúde.

#pracegover: interior de uma das casas na Turquia, com visual luxuoso. Há colunas em cor clara, que vão do chão ao teto. Crédito da imagem: divulgação.

As casas começaram a ser construídas em 2014 para atrair compradores dispostos a viver em minicastelos, pagando entre 400 mil e 500 mil dólares (cerca de 1,8 milhão de reais). Mas nada saiu como o grupo Sarot, responsável pelas obras, esperava. Uma crise econômica na Turquia fez o empreendimento se tornar uma cidade-fantasma, sem moradores e até sem asfalto nas ruas.

#pracegover: área interior de uma das residências na Turquia. Tem colunas que vão do chão ao teto do ambiente e uma grande piscina circular no centro. Crédito da imagem: divulgação.

No fim de 2018, porém, o presidente da construtora responsável pelo local afirmou que o empreendimento será retomado. “Acredito que superaremos essa crise em quatro ou cinco meses e inauguraremos parcialmente nosso projeto em 2019”, afirmou Mehmet Emin Yerdelen ao site Bloomberg. Para isso, cem casas precisam ser vendidas – última chance para quem sonha em viver como os personagens da Disney antes que a construtora vá de vez à falência.

Fontes: Bloomberg e Nexo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 125 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido