turquia onu 190
#pracegover: foto de região da Turquia com barcos parados na água. Foto: Unsplash

A Organização das Nações Unidas (ONU) aceitou, em 1º de junho, mudar o nome da Turquia para Türkiye dentro do órgão. O processo para a alteração tinha começado em dezembro, quando o presidente do país, Recep Erdoğan, pediu que a população passasse a adotar o termo em todos os idiomas. O nome é a forma como a nação é chamada em turco.

Um dos motivos da mudança é que o nome do país em inglês, Turkey, significa peru no mesmo idioma. Por isso a alteração também tem o objetivo de dissociar a nação dos adjetivos negativos ligados a essa ave. “Em buscas no Google pela palavra turkey, o que aparece são imagens da grande ave […]. Folheie o Dicionário Cambridge e ‘peru’ é definido como ‘algo que falha’ ou ‘uma pessoa estúpida ou boba’”, justificou a rede de notícias TRT World, pertencente ao governo turco.

O termo Türkiye já era adotado pela população local desde 1923, quando terminou a guerra de independência do país e a nação foi fundada. Até então, a região fazia parte do Império Otomano.

Alterações em outras nações
Mudanças de nome já aconteceram em outros países. Em 1935, por exemplo, o Irã deixou de se chamar Pérsia. Isso porque Irã significa persa em farsi, idioma falado pela população local.

O Brasil também já mudou de nome algumas vezes. Foi chamado de Terra de Vera Cruz e Ilha de Vera Cruz quando os portugueses chegaram, enquanto os indígenas o nomeavam de Pindorama. Mais tarde, Brasil foi adotado por causa do pau-brasil, árvore nativa daqui.

Fontes: Al Jazeera, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, The Guardian, TRT World e Veja São Paulo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido