O Tufão Mangkhut atingiu Hong Kong, Macau e a província de Guangdong, na China, neste domingo, 16. Cerca de 2 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas na região, onde o nível das águas subiu até 3,5 metros (o equivalente à altura de um andar de um prédio) por causa das fortes chuvas.

Esse é considerado o maior tufão da Ásia em décadas. Com ventos de 160 quilômetros por hora quando chegou à China, o tufão havia passado por Luzon, norte das Filipinas, na sexta-feira, 14, com velocidade de até 255 km/h, onde deixou aproximadamente 65 mortos.

Imagem do tufão Mangkhut no Oceano Pacífico, em 12 de setembro, antes de atingir as Filipinas. Foto: NASA/Fotos Públicas

Na China, as tempestades causadas pelo fenômeno arrancaram telhados e parte da estrutura de arranha-céus, além de causar muitas enchentes.

Em Hong Kong, árvores foram ao chão, prédios comerciais tiveram janelas quebradas e vários serviços de transporte foram suspensos (rodovias fechadas, por exemplo), além de quase 900 voos cancelados. De acordo com a BBC, estima-se cerca de 200 feridos até o momento.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Felipe Bondezan

    5 anos atrás

    caramba ainda bem que eu moro no brasil

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido