Casas e carro danificados por tsunami em Lampung, na Indonésia. Foto: Photo by Muhammad A.F/Anadolu Agency/Getty Images
Crianças observam enchente após o tsunami na Indonésia. Foto: Ulet Ifansasti/Getty Images

Um tsunami atingiu a Indonésia no dia 22 de dezembro e deixou 429 mortos e 1.459 feridos, segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres. Os números podem aumentar nos próximos dias, conforme avançam as buscas por vítimas e sobreviventes.

As ondas de até três metros afetaram as ilhas de Java e Sumatra. Elas surgiram durante a lua cheia – que aumenta a maré do mar – e depois da erupção do vulcão Anak Krakatau. Segundo pesquisadores, a erupção teria provocado deslizamentos de terra e espalhado detritos no oceano, provocando a avalanche de água.

A área turística, repleta de praias famosas, está cercada de hotéis, fábricas, residências e vilas de pescadores. O fenômeno destruiu 882 casas, 73 hotéis, 434 navios e um porto marítimo.

Mais de 16 mil pessoas foram deslocadas e muitas se refugiaram em abrigos, hospitais, escolas e mesquitas. O tsunami deixou o litoral cheio de veículos quebrados, troncos de árvores e pedaços de madeira de casas.

O fenômeno não foi detectado pelo sistema de alerta de tsunami do país

Buscas

Soldados, policiais e funcionários da agência de gestão de desastres participam das buscas durante 24 horas por dia.

Cães farejadores, drones e máquinas pesadas auxiliam na operação. Porém, fortes chuvas na região dificultam a localização de sobreviventes e vítimas.

Aniversário

Antes deste tsunami, o mais recente havia ocorrido na cidade de Palu, na ilha Célebes, em setembro. Mais de duas mil pessoas morreram vítimas do terremoto seguido por ondas gigantes.

Neste 26 de dezembro, o país relembra o forte tsunami de 2004 provocado depois de um terremoto em Sumatra. O desastre resultou na morte de mais de 230 mil pessoas. Cerimônias religiosas estão marcadas em memória das vítimas.

Anel de fogo

Krakatau é um dos mais de 120 vulcões ativos na Indonésia, país que reúne 17.500 ilhas e está está numa das regiões que mais sofrem tremores no mundo, o Anel de Fogo do Pacífico ou Círculo de Fogo. Essa área abrange o encontro de várias placas tectônicas – quando elas se movimentam e se chocam, acontecem terremotos e tsunamis. Saiba mais sobre o tema na edição 102 do Joca.

Fontes: Agência Brasil 1, Agência Brasil 2, G1, Folha de S. Paulo e CNN.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • MADELAINE

    5 anos atrás

    e o problema é que estava tendo um show de rock que aumentou o número de mortos. o que era para ser divertido virou um desastre

  • Amelie Pelegrinelli Fernandes

    5 anos atrás

    nossa foi um desastre mesmo . Concordo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido