Na Coreia do Sul, o povo acompanhou a visita de Trump pela televisão. Foto: Chung Sung-Jun/Getty Images
O objetivo da reunião foi retomar as negociações do acordo debatido em fevereiro. Foto: Handout/Dong-A Ilbo via Getty Images

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, voltaram a se encontrar para decidir qual será o rumo do acordo que tinha sido debatido em fevereiro. A nova reunião foi em 30 de junho, na fronteira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

No início do ano, os líderes não tinham conseguido chegar a um acordo. Trump queria que a Coreia do Norte parasse de construir armas nucleares, que são um tipo de bomba, enquanto Kim pedia o fim das proibições econômicas impostas ao seu país pelos Estados Unidos. 

No novo encontro, os governantes concordaram em retomar as negociações de fevereiro. Trump agradeceu Kim por aceitar o convite de encontrá-lo na região e, em uma conversa com jornalistas, afirmou que “a reunião foi muito boa, muito forte”. Além disso, o norte-americano falou que ambos os lados concordaram em montar equipes para acelerar o acordo e para que a Coreia do Norte abra mão das armas nucleares.

O encontro fez com que Trump fosse o primeiro presidente dos EUA a ir para a Coreia do Norte enquanto ocupa o cargo. 

Novo encontro

Os governantes decidiram que se reunirão novamente daqui a duas ou três semanas para continuar a debater o acordo. Entretanto, apesar do esforço em retomar as negociações, Trump continua afirmando que não tem pressa para firmar o documento.

O presidente norte-americano também convidou Kim para uma visita à Casa Branca, em Washington, sede do governo dos Estados Unidos. Entretanto, até a publicação desta reportagem, Kim ainda não havia confirmado que iria.

Fontes: Agência Brasil, Agência Brasil e BBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • TÉSSIA BISPO SANTOS

    4 anos atrás

    Muito legal ??????????

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido