Kremlin
Na foto, Melania Trump ao lado de seu marido Donald Trump, Vladimir Putin ao meio, seguido por Sauli Niinistö, presidente da Finlândia e sua esposa Jenni Elina Haukio.

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump e Vladimir Putin, presidente da Rússia, tiveram um encontro particular e oficial pela primeira vez hoje, dia 16 de julho. A reunião foi marcada em Helsinque, capital da Finlândia, por ser uma cidade neutra politicamente.

Os chefes de Estado falaram sobre assuntos variados, mas o mais polêmico foi provavelmente a interferência da Rússia nos resultados das eleições norte-americanas de 2016.

Por que o encontro é tão importante?

Trump e Putin falaram em nome de duas grandes potências mundiais, Estados Unidos e Rússia. Essa também foi a primeira vez em que os dois se encontraram oficialmente, sem outros chefes de Estado envolvidos, o que deu a oportunidade de tocarem em assuntos mais particulares e delicados.

Ambos fizeram parte de uma coletiva de imprensa (uma entrevista com vários jornalistas ao mesmo tempo), após um encontro onde estavam presentes somente os presidentes e seus intérpretes. Trump e Putin também falaram separadamente com Sauli Niinisto, presidente da Finlândia.

Sobre o que Trump e Putin falaram?

Os presidentes tinham assuntos importantes a serem discutidos, e um deles foi a situação na Síria. Rússia e Estados Unidos apoiam lados diferentes do conflito, mas no encontro de hoje, disseram que vão unir forças para levar ajuda humanitária ao país.

Trump também afirmou em seu Twitter pouco antes do encontro que “o relacionamento (norte-americano) com a Rússia nunca foi ruim”, e culpou anos de “tolice e estupidez” por parte do governo dos Estados Unidos pelo distanciamento entre os dois países.

Também é importante lembrar que ambos os países têm um grande número de armas nucleares, mas esse assunto não foi abordado

As eleições de 2016

O principal tema da reunião foi a suposta participação russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, que elegeram Donald Trump.

O ex-diretor do FBI (polícia dos Estados Unidos) e promotor Robert Mueller é responsável por uma investigação que acusa o governo russo de ter interferido no resultado a favor de Trump. As acusações também são feitas aos assessores da campanha e até o presidente.

Foi comprovado que hackers russos invadiram os computadores da concorrente democrata de Trump, Hillary Clinton. No entanto, Putin afirmou durante o encontro que o governo da Rússia não teve nada a ver com as eleições, embora estivessem torcendo para Trump.

O presidente americano foi confrontado sobre o assunto, e disse que acredita na afirmação de Vladimir Putin.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido