Donald Trump afirma que o comportamento de Kim o levou a voltar atrás na decisão.
Donald Trump afirma que o comportamento de Kim o levou a voltar atrás na decisão.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou o encontro histórico que teria com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. A reunião, que aconteceria no dia 12 de junho em Cingapura, era considerada um importante passo para a paz, já que as duas nações são inimigas há anos.

Em uma carta enviada a Kim, Trump disse que achava que “um maravilhoso diálogo estava se construindo entre os dois”, mas que “baseado na tremenda raiva e a hostilidade aberta” que o ditador demonstrou recentemente, resolveu cancelar o compromisso.

Kim ameaçou cancelar o encontro por temer que os outros países não cumprissem o acordo de paz.

Ainda assim, Trump disse que quer se encontrar com Kim no futuro e disse que está à disposição para receber ligações ou cartas do governo norte-coreano.

Por que Trump está irritado com o comportamento de Kim?

Em sua carta, o presidente norte-americano não deixou claro o que o levou a tomar essa decisão. No entanto, a imprensa americana tem algumas hipóteses.

No meio de maio, o líder americano ameaçou cancelar o encontro depois que Estados Unidos e Coreia do Sul, seus inimigos históricos, fizeram exercícios militares na península coreana.

Para Kim, essa ação poderia ser um ensaio para um ataque ao seu território e representaria uma traição, já que os três países estavam tentando firmar um acordo de paz na região.

Apesar das recentes trocas de ameaças e dúvidas sobre o encontro com Trump, Kim destruiu locais onde eram realizados testes nucleares na Coreia do Norte, cumprindo o combinado. A CNN publicou um vídeo que mostra a explosão do principal local de armamento nuclear do país. Veja:

Paz X Uso de armas nucleares

O país liderado por Kim desenvolve programas de armas que não cumprem as normas do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Em 2017, a Coreia do Norte testou uma poderosa arma nuclear e lançou três mísseis que seriam, supostamente, capazes de alcançar os EUA.

Diante disso, no ano passado, os dois líderes trocaram muitas farpas (eles se chamaram de “velho lunático”, “baixinho gordo” e “menininho do foguete”) e fizeram diversas promessas de ataques de mísseis e testes nucleares.

A reaproximação começou quando o ditador norte-coreano deu um passo atrás na briga. Em março deste ano, Kim enviou uma carta a Trump pedindo uma reunião com ele e se comprometendo a interromper os testes nucleares e de mísseis. Trump aceitou o convite.

Além disso, em abril, o ditador norte-coreano se reuniu com o presidente do Sul, Moon Jae-in, na zona desmilitarizada que separa as duas Coreias. Eles assinaram uma declaração pela paz e anunciaram a retirada de todas as armas nucleares da península.

No entanto, depois dos últimos acontecimentos, a paz na região pode estar ameaçada novamente.

Veja a carta completa de Trump:

“Nós realmente agradecemos o seu tempo, paciência e esforço nas nossas recentes negociações e discussões relativas a um encontro que era muito desejado pelas duas partes e que estava marcado para acontecer no dia 12 de junho em Cingapura. Nós fomos informados de que o encontro foi requisitado pela Coreia do Norte, mas isso para nós é totalmente irrelevante. Eu queria muito me encontrar com você. Infelizmente, baseado na tremenda raiva e aberta hostilidade que você demonstrou recentemente, acredito que seja inapropriado, neste momento, termos esse encontro esperado há tanto tempo. Portanto, por favor permita que essa carta que a reunião em Cingapura, não só para o bem das duas partes, mas para todo o mundo, não acontecerá. Você fala sobre as capacidades nucleares, mas as nossas são massivas e poderosas e eu rezo para Deus que elas nunca precisem ser usadas.

Eu sentia que um maravilhoso diálogo estava se construindo entre você e eu e só esse diálogo importava. Espero poder encontrar com você um dia. Enquanto isso, eu quero agradecê-lo por libertar os reféns, que estão agora em casa com suas famílias. Esse foi um lindo gesto, que foi muito apreciado.

Se você mudar de ideia sobre esse importante encontro, por favor, não hesite em ligar ou escrever. O mundo, e particularmente a Coreia do Norte, perdeu uma grande oportunidade de paz duradoura, grande prosperidade e riqueza. Essa oportunidade perdida é um momento verdadeiramente triste para a história.”

 

 

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido