Fórum Econômico Mundial | Boris Baldinger

O presidente dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira, 23, novas sanções contra a Coreia do Norte. De acordo com Donald Trump, as penalidades são “as mais importantes” já impostas ao regime do ditador Kim Jong-un.

Fórum Econômico Mundial | Boris Baldinger

A medida de Trump visa acabar com as rotas ilegais utilizadas pela Coreia do Norte para o comércio de petróleo e carvão.

Segundo o governo americano, 27 entidades e 28 navios localizados ou registrados em locais como Coreia do Norte, China, Cingapura, Taiwan, Hong Kong, Ilhas Marshall, Tanzânia, Panamá ou Comores (arquipélago na costa africana) estão proibidos de fazer transações financeiros com os Estados Unidos.

O empresário taiwanês Tsang Yung Yuan, que estaria coordenando as exportações ilegais de carvão da Coreia do Norte com um compatriota baseado na Rússia, também foi penalizado.

Em setembro do ano passado, Trump levou ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) uma série de proibições contra a Coreia do Norte. O objetivo era limitar a venda de petróleo de empresas estrangeiras e americanas ao país de Kim.

Trump discursa na Assembleia Geral da ONU | Crédito: Avi Ohayon, GPO

A medida foi adotada como resposta às ameaças de ataques nucleares do regime de Pyongyang e aos testes de mísseis de longo alcance.

Apesar do Conselho da ONU ter aceitado as sanções, o governo americano teve acesso à informações que confirmam que navios mantêm o transporte de combustível utilizando rotas ilegais.

O anúncio das novas sanções ocorreu poucas horas depois de Ivanka Trump, filha e assessora do presidente norte-americano, chegar à Pyeongchang, na Coreia do Sul, para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, que também contará com a presença de autoridades norte-coreanas.

Leia mais:
Trump ameaça destruir a Coreia do Norte

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido