Do total de 138.374 espécies conhecidas no mundo, 38.543 estão ameaçadas de extinção. Ou seja, 28% dos animais correm o risco de desaparecer do planeta — cerca de três a cada dez. Os dados são da Lista Vermelha, atualizada pela União Internacional Para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) em 4 de setembro.

Na lista, as espécies com maior risco de extinção são os anfíbios (41%), tubarões e raias (37%), plantas coníferas (34%), recifes de corais (33%), determinados crustáceos (28%), mamíferos (26%) e aves (14%).

De acordo com a publicação, a vida marinha corre grande perigo por causa da pesca excessiva e das mudanças climáticas. Um exemplo é o tubarão: a cada cinco espécies existentes na natureza, três estão ameaçadas.

#pracegover: tubarão nadando no fundo do oceano. Crédito de imagem: Gerald Schombs/Unsplash

Boa notícia
Por outro lado, das sete espécies de atum pescado para ser vendido, quatro mostraram sinais de recuperação. É o caso do atum albacora. A classificação dele passou de “ameaçado” para “menos preocupante”. Segundo a IUCN, a melhora se deve à iniciativa de países que incentivam a pesca sustentável e combatem com sucesso a pesca ilegal.

“Essa atualização da Lista Vermelha da IUCN é um poderoso sinal de que, apesar das crescentes pressões sobre nossos oceanos, as espécies podem se recuperar se os países realmente se comprometerem com práticas sustentáveis”, declarou Bruno Oberle, diretor-geral da IUCN, em nota oficial.

Maioria dos brasileiros comem tubarão sem saber, diz estudo
Segundo uma pesquisa científica divulgada pela BBC News Brasil, 69% dos brasileiros comem carne de tubarão sem saber. Por aqui, esse tipo de carne é vendido como “cação”, nome usado para vários tipos de peixe. De acordo com o estudo, o Brasil é o maior importador e consumidor de carne de tubarão do mundo, mas a maioria dos brasileiros não sabe disso porque o rótulo dos produtos não deixa a informação clara.

A conclusão da pesquisa é de que rótulos incorretos, preços baixos e falta de política pública contra o consumo de tubarão fazem do país um risco à preservação de uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo, justamente pela pesca comercial. Outro problema apontado pelos pesquisadores é para a saúde humana, já que a carne de tubarão concentra toxinas que podem ser prejudicais quando consumidas em grande quantidade.

Fontes: BBC, G1 e IUCN.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 177 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (9)

  • Aluno Beacon 1

    7 meses atrás

    muito bom

  • diego.pimenta

    1 ano atrás

    😢

  • MIGUEL LONGO BRUNER

    2 anos atrás

    oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Maria Ladeira

    2 anos atrás

    queria saber qual especie especifica que esta em estinção

  • Helena Turkie Rinaldi

    2 anos atrás

    Oi, Maria! Infelizmente, existem várias espécies que correm risco de extinção. Você pode conferir algumas delas aqui, na coluna Dúvida animal: https://www.jornaljoca.com.br/duvida-animal-quais-animais-correm-maior-risco-de-extincao/. Um abraço e continue lendo o Joca!

  • Samuel Gomes Thuler

    2 anos atrás

    Achei bem aterrorizante pensar que talvez em 2050 os animais podem se extinguir mas se os países melhorarem talvez isso não aconteça

  • ANDRE SODRE DE SOUSA

    2 anos atrás

    tambem acho

  • MIGUEL LONGO BRUNER

    2 anos atrás

    oi

  • ANTONIO MANZANETE DE ALMEIDA

    2 anos atrás

    eu concordo eu fiquei empresionado com o consumo de carne dos dos brasileiros eles são o maior consumidor de carne

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido