Pacientes com tetraplegia não têm os movimentos dos braços, pernas e tronco. Por isso muitos usam cadeiras de rodas para se locomover. Foto: Huntstock/Getty Images

Três homens que ficaram tetraplégicos (ou seja, perderam os movimentos dos braços, pernas e tronco) puderam voltar a andar após um tratamento do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, localizado na cidade de Lausanne. A boa notícia foi divulgada na revista Nature, em 7 de fevereiro. 

Para o tratamento, os pacientes tiveram que receber um implante (ou seja, algo que é inserido no corpo) na coluna, o que foi feito usando um aparelho eletrônico que estimulava os nervos quando controlado por um tablet. Após o dispositivo ser implantado, demorou apenas uma hora para que os homens conseguissem dar os primeiros passos. Na ocasião, os pesquisadores controlavam o tablet.

Nos seis meses seguintes, os próprios pacientes passaram a controlar o aparelho implantado – ainda usando o tablet ou um celular. Com o tempo, eles foram capazes de fazer atividades mais complicadas, como andar de bicicleta e nadar.

Apesar de ter dado certo, o tratamento ainda precisa ser testado em mais pessoas. Por isso, o instituto pretende lançar um teste com um grupo de 70 a cem pacientes daqui a cerca de um ano. 

A tetraplegia é uma lesão (isto é, um machucado) na medula espinhal (parte do corpo responsável por conduzir informações de diversas áreas do organismo até o cérebro). Ainda não existe um tratamento capaz de fazer a medula de um paciente tetraplégico sarar, mas procedimentos como o do instituto ajudam a fazer com que essas pessoas consigam se movimentar usando a tecnologia.

Fontes: Correio Braziliense, Nature e O Globo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido