O colombiano Egan Bernal, vencedor da competição. Foto: Getty Images.

A edição de 2019 do Tour de France, corrida de bicicletas realizada todos os anos na França, terminou em 28 de julho e teve como campeão o colombiano Egan Bernal, de 22 anos. Esta é a primeira vez que um latino-americano vence a competição.

A disputa é dividida em 21 etapas, distribuídas ao longo de 23 dias. Os competidores pedalam em quatro modalidades: corrida em distâncias curtas; grupos que disputam títulos individuais e coletivos; corrida em distância maior; e corrida nas montanhas. O vencedor é o melhor entre todas as etapas.

No mapa abaixo, confira o trajeto dos ciclistas e suas etapas – clique para ver uma versão ampliada:

Os participantes são divididos em 22 equipes, cada uma com oito ciclistas de diferentes lugares do mundo. Cada grupo tem um líder, que geralmente é o competidor com mais chance de vencer. Por isso, os outros participantes do time precisam ajudá-lo. Na equipe de Egan Bernal o líder era o galês Geraint Thomas, vencedor de 2018, mas que ficou em segundo lugar este ano.

A competição também verifica em cada etapa quais ciclistas estão se destacando. Por isso, alguns participantes usam camisetas de cores especiais de acordo com as suas habilidades. Confira – clique para ver uma versão ampliada:

*Versão estendida de reportagem publicada originalmente na edição 134 do Joca.

Fontes: BBC, Cycling News, Folha de S.Paulo, Le Tour e Rádio França Internacional.

Enquete

Qual é o acontecimento mais esperado de 2020?

Comentários (0)

Compartilhar por email