Quase 90% dos brasileiros vão ver ou passar a tocha olímpica dos Jogos Rio-2016. E, assim como uma mágica, no momento de passar a chama, objeto se irá se transformar.

A tocha olímpica dos Jogos do Rio-2016, que viajará o Brasil durante 100 dias no próximo ano, foi criada em apenas dois meses.

Os designers Gustavo Chelles e Romy Hayashi pesquisaram a fundo a história das Olimpíadas e só depois de desenvolver 200 conceitos diferentes, conseguiu chegar ao modelo que foi apresentando em Brasília. 

A ideia da tocha é representar as Olimpíadas mas também ter a cara do Rio e do Brasil.

Tocha olímpica dos Jogos do Rio-2016

A escolha do modelo vencedor foi unânime entre a comissão formada por 11 membros. O grande diferencial da eleita é o momento em que uma tocha encosta na outra para transmitir o fogo olímpico: ao se tocarem, elas ganham cores e movimento. Quando está parada, a tocha fica fechada e toda branca. Ao acionar o gás, ela se abre e revela as cores do Brasil. 

As cores e desenhos variam e vão desde o calçadão de Copacabana, até as ondas do mar, o verde das matas e o amarelo que representa o sol e o ouro olímpico.

No total, 76 empresas se inscreveram para criar a tocha, em maio do ano passado. Trinta foram para a segunda etapa e 10 foram selecionadas. 

REVEZAMENTO DA TOCHA VAI ATINGIR MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Depois de ser acesa na cidade de Olímpia, na Grécia, a tocha dos Jogos Rio-2016, ela viaja uma semana por cidades gregas até chegar à capital Atenas. De lá, a tocha segue direto para o Brasil num avião.

O fogo irá passar de tocha em tocha até ser acender a pira olímpica na cerimônia de abertura, segundo um protocolo rígido que acontece em todas as Olimpíadas no mundo.

De Olímpia até o Maracanã, a chama passará por mais de 12 mil tochas durante o revezamento.

A tocha deverá atingir até 90% da população brasileira, seja acompanhando o percurso dela ou pelas redes sociais. 

Ela passará por todas as capitais e algumas cidades vizinhas, incluindo os símbolos do Brasil como Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu. Cerca de 500 municípios vão receber a chama olímpica, um dos símbolos máximos da Olimpíada. Foram escolhidos, inicialmente, 82 municípios do Brasil onde a Tocha Olímpica deverá pernoitar. Além de fazer parte da Rota, cada um desses municípios vai receber um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações.

No total, serão 20 mil quilômetros percorridos por terra, além de dez mil milhas pelo ar.

Jogos Olímpicos 2016

Serão realizados de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, em Copenhague, na Dinamarca, em 2 de outubro de 2009. As Paraolimpíadas acontecem de 7 a 18 de setembro. O Maracanã receberá as cerimônias de abertura e de encerramento.

Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México-1968. Haverá a disputa de 42 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe, que foram aprovados.

Tocha olímpica nos Jogos da Antiguidade

As lendas dos povos antigos afirmam que o fogo foi enviado dos céus como dádiva divina. Na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo dos deuses no monte Olimpo e o ofereceu aos humanos. O fogo era tão importante que, em algumas sociedades, mantinha-se acesa uma chama perpétua. Na Grécia, muitas casas tinham uma lareira sagrada, que representava a vida ou o espírito das pessoas.

Na Grécia Antiga, uma tocha viajava para anunciar que os Jogos estavam chegando e as guerras deveriam cessar. Os Jogos Olímpicos originais destinavam-se a atiçar as chamas da adoração. Surgiram como festividades religiosas em honra a Zeus, supremo entre os deuses do Olimpo. Foram realizados a cada quatro anos, de 776 a.C. a 394 d.C., quando o imperador romano Teodósio decretou que “as festividades pagãs deviam cessar”. A Grécia, que na época fazia parte do Império Romano, obedeceu.

Tocha olímpica na era moderna

A prática moderna de mover a tocha olímpica por meio de um sistema de revezamento desde Olímpia, na Grécia, até o local dos Jogos começou na edição de Berlim, em 1936. Embora na maior parte do tempo a tocha seja levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. Viajou de barco em 1948 para cruzar o Canal da Macha e foi levada de avião pela primeira vez em 1952, quando chegou a Helsinque. Acender a pira olímpica depois do revezamento da tocha tem sido um dos eventos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos.

A cada edição, tenta-se acender a pira olímpica de maneiras mais belas e originais. Na cerimônia de abertura dos Jogos de 1992, em Barcelona, os espanhóis resolveram inovar. Um arqueiro disparou uma flecha com o fogo olímpico para acender a pira. Mas a filmagem de um cinegrafista amador revelou a farsa: a flecha passou por cima da pira, que foi acesa por um dispositivo automático.

Lista das cidades onde a haverá pernoite da Tocha Olímpica, pela ordem da Rota 

No Cidade UF   No Cidade UF
1 Brasília DF   42 Boa Vista RR
2 Anápolis GO   43 Manaus AM
3 Goiânia GO   44 Rio Branco AC
4 Caldas Novas GO   45 Porto Velho RO
5 Uberlândia MG   46  Cuiabá MT
6 Patos de Minas MG   47 Campo Grande MS
7 Montes Claros MG   48 Dourados MT
8 Curvelo MG   49 Presidente Prudente SP
9 Governador Valadares MG   50 Londrina PR
10 Itabira MG   51 Cascavel PR
11 Belo Horizonte MG   52 Foz do Iguaçu PR
12 Juiz de Fora MG   53 Pato Branco PR
13 Cachoeiro de Itapemirim ES   54 Passo Fundo RS
14 Vitória ES   55 Santa Maria RS
15 São Mateus ES   56 Pelotas RS
16 Porto Seguro BA   57 Porto Alegre RS
17 Vitória da Conquista BA   58 Caxias do Sul RS
18 Ilhéus BA   59 Criciúma SC
19 Valença BA   60 Florianópolis SC
20 Salvador BA   61 Blumenau SC
21 Senhor do Bonfim BA   62 Joinville SC
22 Petrolina PE   63 Curitiba PR
23 Paulo Afonso BA   64 Ponta Grossa PR
24 Aracaju SE   65 Itapetininga SP
25 Maceió AL   66 Bauru SP
26 Caruaru PE   67 Ribeirão Preto SP
27 Recife PE   68 Campinas SP
28 Campina Grande PB   69 Osasco SP
29 João Pessoa PB   70 São Bernardo do Campo SP
30 Natal RN   71 São Paulo SP
31 Mossoró RN   72 Santos SP
32 Fortaleza CE   73 São José dos Campos SP
33 Sobral CE   74 Angra dos Reis RJ
34 Parnaíba PI   75 Volta Redonda RJ
35 Teresina PI 76 Petrópolis RJ
36 Imperatriz MA   77 Nova Friburgo RJ
37 Palmas TO   78 Macaé RJ
38 São Luís MA   79 Cabo Frio RJ
39 Belém PA   80 Niterói RJ
40 Macapá AP   81 Nova Iguaçu RJ
41 Santarém PA   82 Rio de Janeiro RJ

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido