O novo Mundial de Clubes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), confirmado em 15 de março para acontecer em 2021, não terá apoio das equipes da Associação dos Clubes Europeus (European Clubs Association – ECA). Os times afirmam que o calendário da Fifa já está montado até 2024 e que não seria possível discutir mudanças na programação ou novos torneios antes disso. Assim, estão organizando um boicote à competição.

O jornal alemão Süddeutsche Zeitung divulgou uma carta da ECA destinada ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmando que alguns times são contra o campeonato e que nenhum membro da associação irá participar. Isso ocorreu antes mesmo de o torneio ser confirmado. A carta foi assinada por 15 dos principais times da Europa, entre eles, Real Madrid, Paris Saint-Germain, Barcelona e Manchester United.

Por sua vez, o presidente da Fifa afirmou que “hoje há clubes que representam mais do que uma cidade, um país. Há clubes que são internacionais, têm fãs por todos os lados. Será importante para eles tentar ser campeões mundiais”. O novo modelo será realizado a cada quatro anos, com 24 times e tem estreia prevista para junho ou julho de 2021.

O objetivo também é substituir a Copa das Confederações (que ocorre a cada quatro anos e é disputada por seleções nacionais) e o atual Mundial de Clubes — anual, tem participação de sete times: os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões, o campeão nacional do país-sede e vencedores dos torneios continentais de clubes da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), da África, Ásia e Oceania.

#pracegover: a imagem traz taças de campeonatos de futebol. Da esquerda para a direita: taça da Copa do Mundo Masculina, na cor dourada, com detalhes em verde na base. O detalhe do topo é arredondado. Imagem: divulgação; taça da Copa das Confederações, nas cores dourada e verde, com base preta. No topo, figura que remete ao globo terrestre. Imagem: divulgação; taça da Copa do Mundo Feminina, na cor dourada, com uma bola no topo. Imagem: divulgação; taça Jules Rimet, de 1930. Ela tem cor dourada e formato que lembra uma figura alada no topo. A base é azulada. Imagem: divulgação.

 

Fontes: G1, Globo Esporte, IG, Reuters e Süddeutsche Zeitung.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 127 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido