O ex-mergulhador da marinha tailandesa Saman Kunan, que morreu durante o abastecimento da caverna. Foto: Facebook/Thai Navy Seal
Mergulhadores da marinha tailandesa terminam resgate em caverna sãos em salvos. Foto: Thai Navy Seal.

Artigo escrito pelo correspondente internacional Patrick L., de 14 anos, que mora na Tailândia.

Por Patrick L., de 14 anos

Doze crianças, de idades entre 11 e 16 anos, e o treinador, de 25 anos, todos de um time de futebol de Chiang Rai, uma cidade no norte da Tailândia, foram resgatados da caverna Tham Luang na fronteira com Myanmar e Laos, onde estavam presos desde o dia 23 de junho.

O treinador levou o time para explorar a caverna após um treino de futebol, embora houvesse avisos de advertência fora da caverna sobre os perigos de inundação durante os meses de chuva.

O time ficou preso na caverna por 10 dias até ser encontrado por uma equipe de resgate internacional composta por 13 mergulhadores internacionais e 5 mergulhadores tailandeses, o que aconteceu no dia 2 de julho.

As forte chuvas da estação conhecida como monções impediram o resgate imediato das crianças que foram encontradas a cerca de 1 km abaixo do solo e a 2 km da entrada da caverna. Os garotos estavam com vida, mas magros e famintos.

O resgate não ocorreu de maneira imediata, mas a equipe de mergulhadores resgatou as primeiras quatro crianças neste domingo e outras quatro na segunda-feira. O resgate foi concluído no último dia 10 de julho, 18 dias depois de o time ter ficado preso.

Jovens tailandeses presos em caverna. Foto: Marinha da Tailândia

Todos os resgatados foram encaminhados para um hospital para fazer exames. Eles passam bem, apesar de alguns apresentarem pneumonia (problema respiratório causado por infecção nos pulmões).

A operação de resgate foi muito difícil, pois vários trechos do longo complexo de cavernas estavam inundados e seria muito perigoso fazer as crianças nadarem no escuro em águas barrentas. Por isso, cada criança, usando tanques de oxigênio, foi acompanhada por dois mergulhadores experientes durante o trajeto de saída da caverna.

O resgate de todos era muito esperado nesta operação que contou com a cooperação de policiais, especialistas em cavernas e mergulhadores de vários países. O primeiro ministro tailandês agradeceu a colaboração de todos os especialistas internacionais envolvidos nesta importante operação.

Antes do resgate

Depois que as crianças foram encontradas, a equipe de resgate teve que solucionar vários problemas tais como: providenciar fonte de oxigênio, fornecer comida, controlar o nível da água e achar um caminho para trazer as crianças para fora da caverna. O nível de oxigênio baixou a 15%, equivalente ao nível no topo de uma montanha, o que dificultava a respiração dos sobreviventes e da equipe de mergulhadores.

Mas o time de resgate conseguiu levar tanques de oxigênio assim como provisões de comida. O nível de alagamento foi minimizado pois muita água foi sugada para fora da caverna com a ajuda de tubos. No processo de resgate, um mergulhador tailandês faleceu, pois não teve ar suficiente no tanque de oxigênio para deixar a caverna.

O ex-mergulhador da marinha tailandesa Saman Kunan, que morreu por falta de oxigênio durante o abastecimento da caverna, é homenageado em ilustração. Foto: Facebook/Thai Navy Seal

Leia mais sobre esta história clicando aqui.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • ???

    3 anos atrás

    nossa,que pena que ele morreu imagina como estava a familia

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido