A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou que deixará o cargo. Em um discurso feito em Londres, na Inglaterra, no dia 24 de maio, May se emocionou ao falar sobre os três anos na liderança do país e disse que “foi a honra da vida dela” ser a segunda primeira-ministra da história do Reino Unido — a primeira foi Margaret Thatcher, que ocupou a função entre 1979 a 1990. Nos últimos meses, May vinha sofrendo grande pressão por não conseguir aprovar acordos que definiriam como o Reino Unido deveria sair da União Europeia, processo chamado Brexit (saída britânica, na sigla em inglês) — saiba mais sobre o Brexit nas edições 124, 127, 128 e 129 do Joca.

Agora, May deverá deixar a liderança do Partido Conservador no dia 7 de junho para que a sigla possa começar o processo de escolha de um novo líder, que também será o novo primeiro-ministro do Reino Unido. O selecionado para liderar o país deve ser anunciado em meados de julho. Enquanto isso, May continuará ocupando o cargo.

#pracegover: a foto mostra Thereza May fazendo pronunciamento. Ela usa blazer vermelho e blusa preta por baixa. Imagem: Getty Images.

Fontes: CNN, Folha de S.Paulo, Reuters e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 132 do jornal Joca.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email