imgtema

Centros de pesquisa do Brasil e do mundo estão chamando pessoas para serem voluntárias em testes para a criação de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo feita pelo Instituto Butantan, junto com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e outros locais especializados em pesquisas científicas.

Os testes com voluntários já acontecem em 13 cidades brasileira, entre elas Boa Vista, Manaus, Porto Velho, Cuiabá, Campo Grande, São José do Rio Preto, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Aracaju, Fortaleza, Recife e Brasília.

Fonte: Portal Brasil

Nessa fase das pesquisas, os especialistas precisam de 17000 voluntários. Para se candidatar, a pessoa precisa ter entre 2 e 59 anos, não pode estar querendo engravidar e não pode ter doenças autoimunes, o que significa que o sistema que cuida da proteção do corpo ataca por engano partes saudáveis do organismo.

Segundo especialistas a vacina, que não oferece riscos à saúde, poderá ser tomada uma única vez e terá a capacidade de acabar com os quatro tipos de vírus que causam a dengue. Se tudo der certo, ela estará disponível para a população em 2018.

Para se tornar um voluntário, basta mandar um email para sac@butantan.gov.br.

O que é a dengue?

23169537054_60b921c10b_b

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O inseto se reproduz em locais onde há acúmulo de água, portanto, é importante que a população tome alguns cuidados para ajudar a combatê-lo. Algumas dicas são:

– Encher de areia vasinhos de planta

– Guardar garrafas de cabeça para baixo

– Manter a lixeira bem fechada

– Jogar no lixo objetos que podem acumular água

– Denunciar locais com água parada. Nessa lista, há os contatos dos locais onde é possível fazer a denúncia: http://www.combateadengue.com.br/telefones-uteis/

Fotos:

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz | Portal Brasil

 

 

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido