LOMBOK, INDONESIA - NOVEMBER 10: The frozen lava seen flowing during mount Rinjani volcano eruption, on November 10, 2016 in Lombok, West Nusa Tenggara, Indonesia. Mount Rinjani or Gunung Rinjani is an active volcano in Indonesia on the island of Lombok. Administratively the mountain is in the Regency of North Lombok, West Nusa Tenggara (Indonesian: Nusa Tenggara Barat, NTB). It rises to 3,726 metres (12,224 ft), making it the second highest volcano in Indonesia. PHOTOGRAPH BY Sutanta Aditya / Barcroft Images London-T:+44 207 033 1031 E:hello@barcroftmedia.com - New York-T:+1 212 796 2458 E:hello@barcroftusa.com - New Delhi-T:+91 11 4053 2429 E:hello@barcroftindia.com www.barcroftimages.com (Photo credit should read Sutanta Aditya / Barcroft Images / Barcroft Media via Getty Images)
Viajantes acampam no Monte Rinjani: os escaladores costumam levar dois dias e uma noite para chegar à borda da cratera do vulcão e voltar. Foto: Mate Valtr/Barcroft Media via Getty Images

Um forte terremoto atingiu a ilha turística de Lombok, no leste da Indonésia, no dia 29 de julho, deixando 17 mortos e 355 feridos. Mais de 600 alpinistas ficaram presos no Vulcão Rinjani após o desastre, que derrubou parte do caminho para sair da montanha de mais de 3 mil metros.

Um helicóptero está levando alimentos, água e outros suprimentos para as pessoas que estão presas no vulcão e uma trilha foi liberada para que elas possam deixar o local, segundo a administração do parque nacional.

Muitos moradores da ilha Lombok ainda estavam dormindo no momento do abalo de 6,4 graus, que começou por volta das 6 horas da manhã e durou dez segundos. Os habitantes foram surpreendidos e tiveram que deixar suas casas às pressas.

Cerca de 5 mil pessoas fugiram para abrigos por terem suas casas destruídas ou por medo de desabamentos, segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres. O terremoto atingiu a estrutura de sete escolas, cinco hospitais e 22 centros religiosos. No total, 1.500 edifícios foram danificados.

De acordo com o órgão, a infraestrutura da ilha, como estradas, eletricidade e sistema de telecomunicações, não foi afetada.

A ilha de Lombok é famosa por suas trilhas e praias paradisíacas, e recebe um grande número de turistas todos os anos. O terremoto e suas mais de 200 réplicas (tremores que acontecem em seguida de um terremoto) foram sentidos também nas ilhas vizinhas de Bali, principal destino turístico no país.

Anel de fogo

A Indonésia está numa das regiões que mais sofrem tremores no mundo, o Anel de Fogo do Pacífico. O local, que  abriga 450 vulcões, é também conhecido como Círculo de Fogo e abarca uma das maiores placas tectônicas do país. Cerca de 90% dos terremotos aconteceram ali.

A área de 40 mil km de extensão tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, da qual também fazem parte Japão, Filipinas, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Entenda o que são placas tectônicas e como se formam os terremotos na Coleção da Edição 102 do Joca. Clique na imagem para ampliar.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Renata Almeida Shimizu Forner

    5 anos atrás

    Nossa!!!Deve dar medo você ficar presso num vulcão

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido