Vale-da-Morte-California
No Parque Nacional do Vale da Morte, uma placa alerta para o risco de altas temperaturas, em 17 de agosto. Foto: Mario Tama/Getty Images

O Parque Nacional do Vale da Morte, no estado da Califórnia, Estados Unidos, registrou 54,4 graus Celsius (ºC) de temperatura em 16 de agosto, às 15h41 do horário local. A informação foi divulgada pelo Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) do país. Esta pode ter sido a temperatura mais alta já vista na Terra, mas os dados ainda precisam passar por uma revisão da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) antes de ser validados – a verificação pode levar meses.

Apesar de existirem recordes maiores anteriores, como o de 56,7ºC registrado em 1913 na mesma região dos EUA, alguns especialistas afirmam que medições de tantas décadas atrás não são confiáveis por causa do tipo de tecnologia usado na época. Por isso, se for confirmada, a temperatura de agosto deste ano no Vale da Morte por vir a ser considerada a mais alta já registrada no planeta.

A região oeste dos Estados Unidos, onde fica o estado da Califórnia, costuma enfrentar intensas ondas de calor nesta época do ano – quando é verão no hemisfério norte. Os termômetros no Vale da Morte chegaram a marcar 54ºC em 2013.

Recordes não aprovados
Validar oficialmente os registros extremos de temperatura é importante para evitar enganos. Já houve casos como um suposto recorde de 58ºC, em uma região da atual Líbia, em 1922, que acabou se relevando errado por causa dos aparelhos usados na época e a falta de experiência da pessoa que fez o registro.

Tornado de fogo
O calor extremo nos EUA também levou a um fenômeno conhecido como tornado de fogo, em Lassen, na Califórnia, em 15 de agosto. De acordo com o NWS, um incêndio florestal acabou formando um tipo de redemoinho com capacidade para criar um tornado.

A onda de calor na região, que inclui também parte dos estados de Nevada, Arizona e Utah, levou o NWS a pedir que a população procure ficar nas ruas apenas entre 5h e 8h da manhã. De acordo com a OMM, atualmente existe algum tipo de alerta sobre altas temperaturas para cerca de 56 milhões de norte-americanos. “Julho [de 2020] foi o julho mais quente já registrado no hemisfério norte”, declarou Clare Nullis, porta-voz da OMM.

Ainda segundo nota publicada pela entidade, “temperaturas extremamente altas são parte de uma tendência. Como resultado das mudanças climáticas, recordes de temperatura estão sendo quebrados mais frequentemente do que no passado. Ondas de calor são mais frequentes e mais intensas”.

Tornado: fenômeno natural caracterizado por um enorme funil de vento. Ele dura minutos, mas tem forte poder de destruição. Um dos mais intensos já registrado tinha ventos de mais de 480 quilômetros por hora. Clique aqui para saber mais sobre tornados.

Fontes: BBC, CNN, G1, National Weather Service Las Vegas, ONU, Organização Mundial de Meteorologia e The Weather Channel.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (14)

  • luan ??????????

    3 anos atrás

    meu deus e se no calor de 30 graus imagina 54 meu deus

  • grazi10.albani@gmail.com

    3 anos atrás

    na minha casa tá frio, e só tou usando ar condicionado há noite

  • Alex

    3 anos atrás

    Kkkkk

  • Alex

    3 anos atrás

    Kkkkk

  • Miguel Arthur Farias Lobato

    3 anos atrás

    mano n aguento 25 graus imagine isso(•_•)

  • giovanna ovinho

    3 anos atrás

    meu santo se não aguento 30c imagina 54 ,57 e 58c eu iria morer

  • BENICIO LUCAS NASCIMENTO

    3 anos atrás

    Nossa com 30°C eu já me sinto no inferno de tão quente então imagina 54°C...

  • GABRIEL PONCE

    3 anos atrás

    ave maria que calor

  • beljoca

    3 anos atrás

    eu pularia em uma piscina de gelo!?

  • ALICE ALVES

    3 anos atrás

    Meu Deus, isso é muito perigoso! Eu iria ficar em casa com uns 50 ventiladores no meu rosto e ainda sim, iria ficar com calor...

  • Elis Figueiredo De Morais

    3 anos atrás

    e no MESMO PAIS as pessoas morrem congeladas, como isso e possivel!

  • Mariana Rodrigues

    3 anos atrás

    nossa meu deus

  • BEATRIZ CABRAL

    3 anos atrás

    que calor!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • George

    3 anos atrás

    Que perigo ficar nesse calor

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido