Britânicos buscam refresco sob temperaturas extremas para o país (Foto: John Sibley/Reuters/reprodução)

Pela primeira vez desde o início dos registros históricos, o Reino Unido passou dos 40ºC em meio a uma onda de calor que tem atingido países europeus. O Met Office, agência meteorológica britânica, emitiu um alerta de calor extremo para boa parte do Reino Unido, em virtude das altas temperaturas.

A própria entidade de previsão do tempo, em 2020, havia estimado que em 30 anos o verão britânico poderia ter temperaturas acima dos 40ºC.

O recorde foi registrado em Coningsby, região do condado de Lincolnshire, marcando 40,3ºC às 15h de 19 de julho (11h, no horário de Brasília). A temperatura recorde do país antes desta semana havia sido de 38,7ºC, registrada na cidade de Cambridge, em julho de 2019, e foi ultrapassada em diferentes áreas do país ao longo do dia, conforme o Met Office relatou em publicação no Twitter.

“Aqui estão as temperaturas mais altas registradas no país hoje. Pelo menos 34 áreas excederam o recorde nacional do Reino Unido de 38,7°C”, declarou o Met Office (tradução livre).

Por que as temperaturas em alguns países da Europa estão tão altas?

A onda de calor que atinge não apenas o Reino Unido, como outros países do continente, como Espanha, Itália e Portugal, trata-se de um evento climático extremo. As mudanças climáticas, como o aquecimento global, fazem com que essas ocorrências se tornem cada vez mais comuns ao longo dos anos.

Para desacelerar e reverter o processo de aquecimento da atmosfera, cientistas de todo o mundo defendem medidas de reparo e contenção a essas mudanças, como a interrupção da emissão de carbono e a busca por fontes de energia mais sustentáveis.

Glossário

Emissão de carbono: o gás carbônico (CO2) é um dos gases de efeito estufa (GEE), responsáveis por desequilibrar o clima. Ele é liberado na atmosfera principalmente em atividades humanas que utilizam combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás natural. Outros GEEs são óxido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6) e metano (CH4).

Fontes: O Globo, G1, Met Office, ITV e O Eco.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • ENRICO ORFALI GURGEL enrico.gurgel@alunoviva.com.br

    1 ano atrás

    isso que acaba com a natureza

  • ENRICO ORFALI GURGEL enrico.gurgel@alunoviva.com.br

    1 ano atrás

    isso que acaba com a natureza

  • ENRICO ORFALI GURGEL enrico.gurgel@alunoviva.com.br

    1 ano atrás

    isso que acaba com a natureza

  • Pessoa

    1 ano atrás

    Nossa! As pessoas deveriam cuidar melhor da natureza!

  • prof_adamantina6

    1 ano atrás

    Olá, sou aluna do 5ºB ano, da professora Ângela, da escola E.M.E.F Navarro de Andrade. Achei a noticia bem interessante e ao mesmo tempo chocante, porque o Reino Unido é conhecido por ser um país com temperaturas baixas e passar dos 40ºC é impressionante, ainda pela primeira vez de acordo com os registros históricos. Penso que os cientistas deveriam pesquisar de que forma o Reino Unido atingiu temperaturas tão altas. Rebeca Mamede Messias dos Santos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido