AUMENTA O CALOR NO JAPÃO Após passagem de tufão no Japão a temperatura continua a aumentar. No domingo em Tokyo a temperatura chegou a 35 graus e humidade relativa do ar acima de 90%. Na foto crianças brincam em fonte de água para se refrescar em frente a estação de trem da cidade de Koda no estado de Aichi. Foto : Marcelo Hide/FotosPublicas

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

As temperaturas do mundo todo ficaram 1,35ºC acima do normal para fevereiro, batendo recorde para um mês de fevereiro desde 1880, quando os dados começaram a ser coletados.

Os dados foram divulgados pela NASA, revelando que a temperatura em toda a superfície terrestre ficou 1,35 grau Celsius acima da média no período entre 1951-1980.

O recorde é constante nos últimos meses — em janeiro, a temperatura superou em 1,15 grau a média dos meses de janeiro anteriores, enquanto em dezembro o aumento foi de 1,1 grau.

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Esse é mais um alerta sobre a mudança climática enfrentada pelo planeta, ao não reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa.

O final de 2015 e os primeiros meses deste ano foram marcados pelo fenômeno El Niño, que causou um aumento da temperatura acima do normal nesse período, mas é o aquecimento global que tem causado o aquecimento do planeta.

Foto : Marcelo Hide / Fotos Públicas
Foto : Marcelo Hide / Fotos Públicas

Em 1998, quando esse fenômeno climático sacudiu com força a crosta terrestre, a temperatura média global em fevereiro subiu apenas 0,88 grau Celsius acima da média histórica.

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

É o segundo dado alarmante sobre o clima nos últimos dias. Na semana passada, a NASA também divulgou que, em 2015, o observatório de Mauna Loa, no Havaí (EUA), registrou o maior aumento de emissões de dióxido de carbono (CO2) desde quando os dados começaram a ser compilados, há mais de meio século.

Foto: Prefeitura de Goiânia

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido